Desporto

Paulo Bento diz que será "de todo injusto" Ronaldo não ganhar a Bola de Ouro

O selecionador português de futebol, Paulo  Bento, defendeu hoje que será "de todo injusto" se o avançado Cristiano  Ronaldo não ganhe a Bola de Ouro de 2013, troféu que distingue o melhor  jogador mundial do ano. 

JOSE SENA GOULAO

"Em outros momentos já teria sido justo que a tivesse ganhado e parecer-me-á  de todo injusto que não a ganhe este ano. Independentemente do que acontecer,  para mim, é o melhor jogador do Mundo. Não tenho a mínima dúvida", afirmou  Paulo Bento. 

Em conferência de imprensa na véspera do jogo com a Suécia, da primeira  mão dos "play-offs" de qualificação para o Mundial2014, o treinador considerou  que Ronaldo merece ganhar o troféu pelo "rendimento" que tem tido este ano,  bem como pela "qualidade" e "profissionalismo". 

O extremo do Rreal Madrid, capitão da seleção portuguesa, ganhou em  2008 o troféu que distingue o melhor jogador do mundo, mas nos quatro anos  seguintes viu a Bola de Ouro ir parar às mãos do argentino Lionel Messi.  Este ano volta a ser um dos favoritos, juntamente com o rival do FC Barcelona  e o francês Franck Ribéry, do Bayern de Munique. 

Minutos antes, o selecionador sueco, Erik Hamrén, tinha defendido que  o avançado Zlatan Ibrahimovic é o melhor futebolista da atualidade, tendo  revelado que votou no compatriota em primeiro lugar para conquistar o prémio,  sem adiantar se também selecionou Ronaldo em segundo ou terceiro lugar.

Portugal recebe a Suécia na sexta-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa,  em jogo com início às 19:45 horas e arbitragem do italiano Nicola Rizzoli,  voltando a defrontar a seleção a 19 de novembro, em Solna, num encontro  que será dirigido pelo inglês Howard Webb. 

O vencedor da eliminatória apura-se para a fase final do Campeonato  do Mundo de futebol de 2014, que se vai realizar no Brasil, entre 12 de  junho a 13 de julho. 

Lusa