Desporto

Qatar disposto a organizar Mundial2022 no verão ou no inverno

O secretário-geral do comité organizador do Mundial2022 em futebol garantiu hoje que o Qatar está disposto a acolher o evento no verão ou no inverno e que aceitará a decisão da FIFA.

© Fadi Al-Assaad / Reuters

"Aceitaremos qualquer que seja a decisão. O Qatar está disposto a organizar  o Mundial2022 no inverno ou no verão. Os nossos estádios estarão concebidos  para acolher jogos durante todo o ano", explicou Hassan al-Thawadi ao diário  francês Le Parisien. 

A hipótese do Mundial2022 ser disputado no inverno, entre novembro e  dezembro, em virtude das altas temperaturas de verão, foi admitida recentemente  pelo presidente da FIFA, embora Joseph Blatter tenha salvaguardado que continua  as rondas de consultas pelos vários responsáveis. 

"Todas as opções estão em aberto", frisou o responsável qatari, acrescentando  que, independentemente da decisão final, os 12 estádios incluídos no projeto  estarão prontos dois anos antes do Mundial. 

Quanto às recentes polémicas sobre as condições laborais dos trabalhadores  no país, Al-Thawadi revelou que o comité organizador endereçou a todas as  empresas envolvidas no projeto do Mundial2022 uma regulamentação com os  direitos dos trabalhadores. 

"O nosso objetivo é controlar a organização do trabalho, desde a contratação  de trabalhadores de países estrangeiros até às condições de segurança nas  obras e de alojamento", explicou o responsável.