Desporto

"Ribery deve ganhar a Bola de Ouro", defendem Beckenbauer e Deschamps

O selecionador francês Didier Deschamps e o presidente honorário do Bayern Munique Franz Beckenbauer acreditam que Franck Ribéry merece conquistar a Bola de Ouro. Os finalistas são conhecidos dia 9 de dezembro e o vencedor do prémio será divulgado a 13 de janeiro.

Ribéry em ação pela seleção francesa, no jogo da 2ª mão do play-off de acesso ao Miundial 2014 frente à Ucrânia, que a França acabou por vencer por 3-0
© Benoit Tessier / Reuters

O selecionador francês, Didier Deschamps, considerou  hoje que o seu compatriota Franck Ribéry foi o melhor futebolista em 2013,  pelo que deve ficar à frente de Messi e de Cristiano Ronaldo na corrida  pela Bola de Ouro. 

Numa entrevista ao diário francês L'Équipe, o técnico francês considerou  que o médio do Bayern Munique é "o único jogador que cumpre todos os critérios"  para ganhar a Bola de Ouro, prémio da FIFA e da revista France Football  para o melhor jogador do ano. 

"Foi decisivo na seleção e no Bayern. A sua influência no jogo, no número  de golos e passes decisivos, demonstram isso mesmo. Ganhou quatro troféus  com o seu clube, foi o melhor jogador da Bundesliga, melhor jogador europeu", enumerou.

Deschamps criticou ainda o alargamento do prazo de votação para a Bola  de Ouro - na qual, na qualidade de selecionador francês, admitiu ter votado  em Ribéry -, o que poderia beneficiar Cristiano Ronaldo, em excelente forma  esta época, e prejudicar o médio francês, que brilhou mais na última temporada.

"Essa é uma decisão muito, muito estranha. Não quero utilizar palavras  mais fortes mas, francamente, não compreendo como se pode mudar um regulamento  a meio da corrida", disse. 

Também o presidente honorário do Bayern Munique, Franz Beckenbauer,  manifestou hoje apoio a Ribéry, afirmando que o normal seria o médio francês  ser distinguido com o prémio. 

No entanto, o antigo internacional alemão ressalvou que "nada é normal"  neste tipo de votações, pelo que não estranharia se fosse Cristiano Ronaldo  a ganhar. 

Com Lusa