Tal como Portugal, também os três adversários no grupo G da fase final do Mundial de 2014 permanecem no mesmo lugar que ocupavam na anterior classificação, divulgada a 28 de novembro: a Alemanha é segunda classificada, os Estados Unidos ocupam o 14º lugar e o Gana o 24º.
No último "ranking" da FIFA, Portugal subiu nove posições, graças às duas vitórias sobre a Suécia, nos "play-offs" europeus de qualificação para o Campeonato do Mundo, tendo ultrapassado as seleções do Uruguai, Itália, Suíça, Holanda, Brasil, Bélgica, Inglaterra, Chile e Estados Unidos.
A posição atual teria proporcionado a Portugal o estatuto de cabeça de série no sorteio para o Mundial2014, que se vai realizar no Brasil, mas a FIFA utilizou o "ranking" de outubro a determinar a hierarquia nos potes do sorteio para a fase final da competição.
A seleção portuguesa tem como melhor classificação de sempre no "ranking" mundial da FIFA o terceiro lugar que ocupou entre abril e maio de 2010 e em outubro de 2012.
Na classificação dos países lusófonos só os dois primeiros mantiveram as respetivas posições - o Brasil no 10º lugar e Cabo Verde no 39º -, pois Angola subiu de 89º para 88º e Moçambique de 120º para 118º, ao contrário de São Tomé e Príncipe, que caiu de 155º para 158º, Guiné-Bissau (de 183. para 184.) e Timor-Leste (de 189º para 190º).
O Irão, treinado pelo português Carlos Queiroz e que também está qualificada para o Mundial2014, protagonizou uma das maiores subidas na classificação, ao passar do 45º para o 33º posto, ao passo que a Grécia, orientada por Fernando Santos e que também marcará presença na fase final da competição, manteve-se na 12ª posição.
Lusa