Desporto

Fernando Gomes diz à Marca que este vai ser o Mundial de Cristiano Ronaldo

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol  (FPF) considerou hoje, em entrevista ao diário desportivo A Marca, que estão  reunidas todas as condições para que o Mundial a disputar no Brasil seja  "o de Cristiano Ronaldo". 

© TT News Agency / Reuters

"É a nossa grande figura e será a estrela do Mundial. Pela maneira como  se prepara e com a qualidade que tem, estão reunidas todas as condições  para que este Mundial seja o Mundial de Cristiano Ronaldo", disse Fernando  Gomes, quando questionado se acreditava que o avançado do Real Madrid iria  ser uma das figuras do Campeonato do Mundo. 

Reforçando a sua convicção acerca da elevada prestação de Cristiano  Ronaldo no Brasil, Fernando Gomes expressou a ideia de que a seleção portuguesa  "tem de aproveitar todo o potencial" do seu capitão para "fazer um grande  Mundial".   

A entrevista gira toda em torno de Cristiano Ronaldo, nomeadamente sobre  a questão tão badalada da conquista da Bola de Ouro, para a qual são também  candidatos o francês Franck Ribéry e o argentino Lionel Messi. Para o presidente  da FPF, o cenário do capitão da seleção lusa não conquistar o troféu seria  "uma injustiça tremenda". 

"Cristiano Ronaldo fez em 2013 a melhor época da sua carreira. Marcou  69 golos, muitos deles determinantes, e foi decisivo no apuramento de Portugal  no `play-off para o Mundial", alegou Fernando Gomes, para quem o facto  de Lionel Messi ter quatro "Bolas de Ouro" e Ronaldo apenas uma "não se  justifica". 

O presidente da FPF é de opinião que os dois jogadores "têm uma qualidade  similar, o que torna por vezes difícil saber quem é o melhor", mas este  ano diz "não ter a mínima dúvida" de que Cristiano Ronaldo "foi o melhor  do Mundo" e, caso vença, como espera, entende que a diferença no número  de "Bolas de Ouro" entre Messi e ele "será mais real". 

Questionado se o internacional português tem maior rendimento no Real  Madrid do que na seleção portuguesa, Fernando Gomes contrapôs, referindo  que Cristiano Ronaldo "ama Portugal" e deu o exemplo do seu rendimento nos  jogos de Belfast, frente à Irlanda do Norte, e do "play-off" de apuramento  para o Mundial, perante a Suécia. 

"Nesses três jogos esteve à altura do que tem feito no Real Madrid",  disse Fernando Gomes, que elogiou ainda a postura da estrela lusa fora do  campo, em que "dá sempre o exemplo" e trata de "incentivar os companheiros  como um verdadeiro capitão". 

Desafiado a contar alguns episódios mais privados de Cristiano Ronaldo,  não enjeitou o repto: "Durante o Euro2012, um jogador da seleção estava  triste por não jogar. O Cristiano renunciou à sua tarde de folga e descanso  para passá-la com o companheiro e o convencer da importância de estarem  unidos. Durante a fase de qualificação para o Mundial, apesar de castigado,  fez questão de viajar com o grupo. Em Belfast, jogou lesionado e marcou  um `hat-trick num jogo que parecia perdido para Portugal". 

A concluir, Fernando Gomes salientou a importância que teria para a  seleção portuguesa a conquista da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, pelo  que isso se traduziria "em motivação para Cristiano Ronaldo" às portas do  Mundial e expressou o desejo de ver na final da prova mais importante da  UEFA, que se disputa no estádio da Luz, "jogadores ou treinadores portugueses,  agora que FC Porto e Benfica já foram eliminados". 

Lusa