Desporto

Presidente da FIFA admite que foi "um erro" entregar Mundial ao Qatar 

O presidente da FIFA, Joseph Blatter,  reconheceu hoje que foi "um erro" atribuir a organização do Campeonato Mundial  de Futebol de 2022 ao Qatar.  Entretanto a FIFA esclareceu hoje que não está em causa o local da competição.

8 de janeiro de 2014 - Logótipo do Mundial de 2022 em Doha, no Qatar.
STR

"Sim, claro", afirmou Joseph Blatter na noite de quinta-feira, em declarações a um  jornalista da radiotelevisão suíça RTS, quando questionado se entregar a  organização do Mundial ao Qatar tinha sido um erro por causa das elevadas  temperaturas no verão. 

"Vocês sabem: toda a gente comete erros na vida", acrescentou Blatter,  que se vai candidatar em 2015 ao quinto mandato como presidente da FIFA.

O Qatar tem sido alvo de uma forte polémica na sequência de suspeitas  de corrupção e das más condições de trabalho dos operários da construção  das infraestruturas de apoio ao Mundial2022.

FIFA esclarece que não está em causa  o local da competição

 "Em nenhum momento foi questionado o Qatar como sede do Campeonato do  Mundo de 2022", lê-se no comunicado da FIFA, que esclarece as declarações  de Blatter a um jornalista da radiotelevisão suíça RTS. 

"Como explicado na resposta ao jornalista, o presidente da FIFA reiterou  que a decisão de organizar o Campeonato do Mundo no verão foi um 'erro'  com base no relatório de avaliação técnica da proposta, que destacou as  muito elevadas temperaturas registadas no verão no Qatar", acrescenta o  comunicado da FIFA. 

Lusa