Segundo nota na página oficial dos "azuis e brancos" ma internet, Sardoeira Pinto foi uma "figura incontornável da história do FC Porto", tendo dirigido o seu "mais representativo órgão" desde a primeira eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa, em 1982.
Detinha, desde 1994, o título de presidente honorário do FC Porto, tendo recebido, três anos antes, o Dragão de Ouro de Dirigente do Ano.
Fernando Sardoeira Pinto era natural do Porto, onde nasceu a 29 de agosto de 1933, tendo-se formado em Direito na Universidade de Coimbra, em 1964. Antes, enquanto estudante, foi jornalista no Diário do Norte, jornal que chefiou anos mais tarde.
Em 1971, assumiu a presidência da Associação de Futebol do Porto, cargo a que voltaria em 1977, ocupando a presidência da Assembleia Geral da associação no ano seguinte.
Foi, em 1982, um dos impulsionadores da candidatura de Pinto da Costa à presidência do FC Porto, sendo ele candidato à presidência da Assembleia Geral, cargo que ocupou até ao fim da vida.
"O FC Porto ficou hoje mais pobre, mas orgulhoso de tudo o que Sardoeira Pinto fez pelo nosso clube", termina a nota com que os "Dragões" anunciaram o falecimento do seu dirigente.
Lusa