Desporto

Benfica vende Garay ao Zenit

Ezequiel Garay foi vendido ao Zenit São Peterburgo por 6 milhões de euros. O negócio foi esta tarde comunicado pelo Benfica à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. O Real Madrid vai receber 50% do valor da transferências.

(Reuters/Arquivo)
© Tony Gentile / Reuters

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo com o FC Zenit para a transferência a título definitivo dos direitos desportivos e económicos do atleta Ezequiel Marcelo Garay Gonzalez, pelo montante de € 6.000.000 (seis milhões de euros), cujo contrato de trabalho desportivo terminava a 30 de Junho de 2015", anunciaram os "encarnados", em comunicado.

O Benfica contratou o jogador ao Real Madrid a título definitivo em  2011, por quatro épocas, pelo valor de 5,5 milhões de euros, mas ressalvando  na ocasião, em comunicado enviado igualmente à CMVM, que os "merengues"  teriam direito a receber numa futura transferência 50 por cento do valor  da mesma. 

No momento do negócio, o Benfica esclareceu que a cláusula de rescisão  do defesa argentino ascendia a 20 milhões de euros. 

Garay agradece apoio

"Quero agradecer a todos os que me apoiaram nestes três anos magníficos que passei no Benfica, em especial ao presidente, que acreditou e apostou em mim, e ao treinador, que me fez evoluir e atingir um nível de que muito orgulho. Claro está, agradeço também a todos os meus companheiros com quem tive a honra de jogar neste Clube", disse Ezequiel Garay, citado pelo site do Benfica. "Não podia esperar mais, mas levo todos os momentos inesquecíveis que vivi em Portugal no meu coração".

O argentino chegou ao Benfica em 2011, clube no qual se assumiu como  jogador essencial, ao lado do brasileiro Luisão, e com o qual conquistou  um campeonato, uma Taça de Portugal e duas taças da Liga, além de ter estado  em duas finais da Liga Europa. 

Na última temporada, na qual as "águias" venceram a Liga, Taça da Liga,  Taça de Portugal e perderam na final da Liga Europa, com o Sevilha, Garay  esteve em muito bom plano, chegando mesmo a ser o sexto jogador do plantel  com mais golos e o primeiro na defesa. 

Garay marcou seis golos na I Liga e dois nas taças europeias, apenas  atrás dos avançados Lima (21), Rodrigo (18) e Cardozo (11) e dos médios  Markovic (7) e Gaitán (7). 

Com Lusa