Em Friburgo, um dia depois de ter batido o Sion (2-0), os "encarnados" não conseguir disfarçar o cansaço físico perante um rival basco que foi claramente superior, tendo Aduriz e Benat protagonizado os golos da partida, aos 40 e 72 minutos.
O técnico Jorge Jesus colocou quatro reforços no "onze" titular (César, Eliseu, Talisca e o regressado Sidnei), mas a viu a equipa ter muitas dificuldades em pegar no jogo.
Na primeira parte, embora o Athletic Bilbau tenha tido mais bola, o Benfica até equilibrou a partida, apostando frequentemente em lances de contra-ataque, mas raramente incomodou o guarda-redes da formação basca.
Lima e Cardozo na frente e Gaitan e Salvio nas alas mostraram todos ainda "pesados" e bem longe da melhor forma. Sem surpresa, o Athletic chegou à vantagem aos 40 minutos por Aduriz, que aproveitou da melhor forma uma recarga a um cabeceamento de Laporte que tinha acertado no poste, na sequência de um pontapé de canto.
Na segunda parte, os bascos pegaram completamente na partida, também devido ao Benfica ter logo no regresso dos balneários mudado cinco unidades. Depois de Muniain ter falhado um golo de baliza aberta, Benat aumentou a vantagem do Athletico Bilbau, aos 72 minutos, a passe de Aduriz, num belo lance coletivo da formação que compete na liga espanhola.
Já com o "onze" completamente remodelado, o melhor que o Benfica conseguiu na segunda parte foram dois remates de Bebé e Derley, ambos a passar por cima da baliza do Athletic Bilbau.
Lusa