Desporto

Cristiano Ronaldo eleito Melhor Jogador da Europa em 2013/2014

O futebolista português Cristiano Ronaldo foi esta quinta-feira eleito o melhor jogador a atuar na Europa na época 2013/14, conquistando assim a quarta edição do "UEFA Best Player in Europe Award".

Em janeiro de 2015, Ronaldo poderá conquistar a terceira Bola de Ouro da carreira.
© Michaela Rehle / Reuters

Detentor da Bola de Ouro da FIFA, o "capitão" da seleção lusa tinha estado sempre nos três finalistas, mas ficou-se pelo terceiro lugar em 2010/11, o segundo em 2011/12 e novamente o terceiro em 2012/13.

No palmarés do troféu, o jogador do Real Madrid sucede ao argentino  Lionel Messi (2010/11, pelo Barcelona), ao espanhol Andrés Iniesta (2011/12, ao serviço do Barcelona) e ao francês Franck Ribéry (2012/13, pelo Bayern  Munique).

Cristiano Ronaldo foi hoje o mais votado por um painel de 54 jornalistas  dos diversos países da UEFA, superando os outros finalistas, ambos do Bayern Munique, o guarda-redes alemão Manuel Neuer e o extremo holandês Arjen Robben.

Em 2013/14, o número 7 luso ganhou a Liga dos Campeões, com um recorde  de 17 golos, e a Taça do Rei, arrebatando ainda uma terceira "Bota de Ouro"  - em parceria com o uruguaio Luis Suarez (pelo Liverpool, que trocou pelo Barcelona) -, ao ser o melhor marcador da Liga espanhola, com 31 golos.

A alemã Nadine Kessler, do campeão europeu Wolfsburgo, venceu a primeira edição do prémio feminino.

Com Lusa