Em mais de duas décadas de carreira como treinador - começou no Amora, em 1989 - Jorge Jesus defrontou o FC Porto em 37 ocasiões, divididas por nove clubes diferentes, somando 21 derrotas, nove empates e apenas sete triunfos, todos alcançados ao serviço do Benfica, cuja equipa orientou nas seis temporadas anteriores.
As sete vitórias são divididas por I Liga (três), Taça da Liga (duas) e Taça de Portugal (duas), e a mais recente aconteceu na época passada, terminando com o hiato dos 'encarnados' no reduto portista, em jogos do campeonato, com um triunfo por 2-0, no Dragão.
De resto, até chegar à Luz, em 2009, o melhor que Jorge Jesus havia conseguido frente aos 'azuis e brancos' era cinco empates, ao serviço de Felgueiras (1995/96), Estrela da Amadora (1998/99), Moreirense (2004/05), Belenenses (2007/08) e Sporting de Braga (2008/09).
Contudo, apesar do saldo negativo frente aos 'dragões', o atual técnico do Sporting não perdeu em qualquer das últimas cinco receções aos portistas, tendo somado três vitórias (divididas por Taça da Liga, I Liga e Taça de Portugal) e dois empates, o último dos quais na época transata, pelo Benfica, num 'clássico' do campeonato, que terminou com o único nulo deste historial (0-0).
Nos 26 anos que leva como treinador principal, Jorge Jesus, de 61 anos, defrontou os 'azuis e brancos' em 29 jogos da I Liga, perdendo 18, empatando oito e vencendo apenas três.
O historial completa-se com quatro encontros para a Taça de Portugal (duas vitórias e duas derrotas), três para a Taça da Liga (dois triunfos e um empate) e um para a Supertaça (derrota).
Do lado contrário da 'barricada', o treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, apresenta um histórico bastante mais curto em 'clássicos' com o Sporting, tendo apenas defrontado os 'leões' em três ocasiões, todas na temporada passada, a primeira ao comando do FC Porto.
Nesses três partidas, o técnico espanhol conheceu os três resultados possíveis diante do rival lisboeta, começando com um empate 1-1, em Alvalade, para o campeonato, ao qual se seguiu um desaire caseiro na Taça de Portugal (3-1) e um triunfo na segunda volta do campeonato, graças ao 'hat-trick' do compatriota Tello (3-0).
O clássico entre Sporting e FC Porto, relativo à 15.ª jornada da I Liga, está marcado para sábado, às 20:45, no Estádio de Alvalade.
Lusa