A ausência de James já era esperada, uma vez que o jogador tinha indicado na semana passada que precisava de descansar, após ter liderado os Cleveland Cavaliers à conquista do título da NBA, na final frente aos Golden State Warriors.
King James, de 31 anos, poderia conquistar no Rio de Janeiro a terceira medalha de ouro consecutiva, depois de já se ter sagrado campeão olímpico em 2008, em Pequim, e em 2012, em Londres, tendo ainda integrado a seleção dos Estados Unidos que obteve o bronze em 2004, em Atenas.
Além de James, melhor marcador, com 273 pontos, a equipa norte-americana não contará também com outros jogadores de topo da NBA, como Stephen Curry, James Harden, Russell Westbrook, Kawhi Leonard ou Chris Paul, por opção ou devido a lesões.
Apesar de várias ausências de peso, os Estados Unidos continuam a ser os principais favoritos ao ouro olímpico, integrando alguns dos melhores basquetebolistas mundiais, em especial Kyrie Irving (Cleveland), Carmelo Anthony (New York) e Kevin Durant (Oklahoma City).
A lista de 12 convocados integra ainda Harrison Barnes (Golden State), Paul George (Indiana), Draymond Green (Golden State), DeMarcus Cousins (Sacramento), DeAndre Jordan (Clippers), Jimmy Butler (Chicago), DeMar DeRozan (Toronto), Kyle Lowry (Toronto) e Klay Thompson (Golden State).
Lusa