O projeto visa analisar as tendências de pesquisa na internet em todo o globo, no qual Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid e capitão da seleção nacional que se sagrou campeã europeia em França, foi o nome mais frequente entre jogadores de futebol na maior parte dos países, à frente do argentino Lionel Messi, do FC Barcelona.
Os dois astros, de resto, são os nomes que aparecem mais vezes no top 3 de cada país, com o português na frente em grande parte da Europa, na Oceânia, em vários países africanos, como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Marrocos ou África do Sul, entre outros, e em nações como o Canadá, a Índia ou a Arábia Saudita.
Em Portugal, as preferências recaíram sobre o madeirense, que na segunda-feira conquistou a quarta Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football. Messi e o brasileiro Neymar, também jogador do FC Barcelona, seguem-se a Ronaldo nas pesquisas em Portugal.
O argentino surge mais frequentemente no topo das pesquisas em grande parte da América Sul com exceção do Brasil, em que Neymar surge no topo, e no Uruguai, em que a balança pende para um jogador da casa, Luis Suárez, outro avançado 'Barça'.
Segundo o mapa publicado pelo Google Trends, Messi recolhe ainda as preferências de parte do continente africano, bem como dos utilizadores dos Estados Unidos, China ou México, entre outros.
Além de Brasil e Uruguai, também ficam fora do duelo Ronaldo-Messi vários países onde os atletas nacionais surgem à frente, como a Suécia, em que o nome mais frequente é de Zlatan Ibrahimovic, a Alemanha, com o guardião Manuel Neuer em primeiro e Thomas Muller em terceiro (Ronaldo foi segundo), na Polónia, com Robert Lewandowski, e nas Ilhas Reunião, que elegem Dmitri Payet, internacional francês ali nascido.
Lusa