De resto, o FC Porto é a única equipa do primeiro escalão à qual Vitória, de 46 anos, nunca ganhou enquanto treinador nas competições nacionais de futebol.
O Estrela da Amadora foi a outra formação que o técnico nunca venceu, embora no caso dos amadorenses o registo se resuma a um só jogo, quando orientava o Fátima, da II Liga, e perdeu com o então clube primodivisionário (4-2), numa eliminatória da Taça de Portugal 2007/08.
Enquanto visitado, Rui Vitória defrontou os portistas por sete vezes, somando três igualdades e quatro desaires, o último dos quais na época passada, a primeira ao comando do Benfica.
A 12 de fevereiro de 2016, os 'encarnados' dividiam a liderança do campeonato com o Sporting, mas deixaram escapar os 'leões' - ainda que momentaneamente - à 22.ª ronda, ao perderem por 2-1 no clássico, disputado na Luz, depois de permitirem que Herrera e Aboubakar anulassem o tento inaugural de Mitroglou.
Por outro lado, a primeira receção de Rui Vitória ao FC Porto aconteceu em 2007, no decorrer da primeira edição da Taça da Liga, tendo o técnico conduzido o Fátima, então na II Liga, a um surpreendente triunfo (4-2) no desempate por grandes penalidades, após um empate a zero.
Já no que diz respeito às visitas ao reduto 'azul e branco', o registo do atual técnico benfiquista é mais modesto, já que, em oito jogos, empatou dois e perdeu seis.
A última igualdade alcançada na casa dos 'dragões' ocorreu já esta época, no encontro da primeira volta (1-1), quando o central Lisandro López impediu, em tempo de compensação, que os portistas capitalizassem o golo de Diogo Jota, anotado nos instantes iniciais da etapa complementar.
O 17.º confronto deste historial está marcado para sábado, a partir 20:30, no Estádio da Luz, em Lisboa, quando o líder Benfica e FC Porto, que estão separados por um ponto, disputarem o primeiro lugar da I Liga portuguesa, no clássico da 27.ª jornada.
Lusa