Desporto

Real Madrid vence Bayern no prolongamento e avança na Champions

O Real Madrid garantiu esta terça-feira um lugar nas meias-finais da Liga dos Campeões, ao derrotar, após prolongamento, o Bayern de Munique por 4-2, em Madrid, na 2ª mão dos quartos de final. Ronaldo foi o herói do jogo ao fazer três dos quatro golos dos merengues.

O atual campeão europeu chega às meias-finais pela sétima vez consecutiva e já tem a companhia do rival Atlético de Madrid, finalista em 2014 e 2016, que empatou 1-1 no terreno do Leicester e está de novo entre os últimos quatro.

Cristiano Ronaldo marcou aos 76, 105 e 110 minutos para dar a volta a um resultado desfavorável frente ao campeão alemão, que se tinha adiantado de grande penalidade, por Lewandowski (53), e que beneficiou depois de um autogolo de Sergio Ramos (78) para 'forçar' o prolongamento. Asensio fixou o 4-2 final (112).

Num jogo frenético e repleto de oportunidades para ambas as equipas, o Bayern de Munique, que viu Arturo Vidal ser expulso aos 84 minutos, teve maior ascendente na primeira parte, em que ficou várias vezes perto do golo.

Num segundo tempo de igual toada, o penálti de Lewandowski aos 53 minutos, a penalizar uma falta de Casemiro (ex-FC Porto), deu alento aos alemães e abalou os 'merengues', que tinham vencido por 2-1 em Munique graças a um 'bis' de Ronaldo.

Ainda assim, foi a equipa de Zinedine Zidane, que não contou com Pepe por lesão e Fábio Coentrão por opção, que chegou ao golo, à entrada para o último quarto de hora do tempo regulamentar, quando Casemiro se redimiu e assistiu Cristiano Ronaldo para o primeiro do português na noite.

Dois minutos mais tarde, um ataque dos comandados de Carlo Ancelotti, que não convocou Renato Sanches, resultou no 'azar' de Sergio Ramos, com o capitão dos madrilenos a fazer autogolo, 'empurrando' o jogo para prolongamento, em particular depois da expulsão do chileno Vidal por acumulação de amarelos.

No último minuto da primeira parte de tempo extra, que teve maior ascendente dos homens da casa, Ronaldo recebeu o passe de Sergio Ramos na área adversária com o peito antes de rematar para o fundo das redes, empatando o jogo e recolocando os 'merengues' em vantagem na eliminatória.

Aos 110, Marcelo, que cumpriu hoje o jogo 400 pelo Real, passou por vários defesas dos bávaros desde o meio campo antes de fazer o passe para 'CR7', que carimbou o 'hat-trick' e fazer o golo 100 na 'liga milionária', dois minutos antes de um lance individual de Asensio fazer o 4-2 final.

Em Leicester, o Atlético de Madrid, sem o lesionado Tiago, garantiu a presença de duas equipas da capital espanhola nas 'meias' com um empate a uma bola, depois de ter vencido na primeira mão por 1-0. Saúl Ñíguez adiantou os espanhóis, de cabeça, aos 26 minutos, e Jamie Vardy, aos 61, a fazer justiça à reação dos campeões ingleses em título.

Os pupilos de Diego Simeone aguentaram a 'carga' dos homens da casa e seguem para as meias-finais, enquanto os 'foxes', que viviam a primeira temporada na Liga dos Campeões depois de uma época surpreendente em que ganharam a 'Premier League', a ficarem pelo caminho.

Na quarta-feira, a Juventus defende em Barcelona a vantagem de 3-0 conseguida em Turim, enquanto o Mónaco, de Leonardo Jardim, recebe o Borussia Dortmund, depois de ter vencido na Alemanha por 3-2.

Com Lusa