“Para todos os adeptos vindos do centro de Lisboa, recomendamos trajeto via comboio ou via Carris”, sugere a Federação Portuguesa de Futebol, num documento com os pormenores de parqueamento e mobilidade.
No Facebook, a CP explica que basta apresentar o ingresso para o jogo entre o Benfica e o Vitória de Guimarães nas bilheteiras, para ter acesso a um bilhete especial de ida e volta por dois euros. A estação de comboios mais próxima é a Cruz Quebrada, na Linha de Cascais, e fica a menos de quilómetro e meio do estádio.
Uma distância que será certamente mais longa para quem levar o carro para o Jamor e não conseguir lugar nos parques de estacionamento que a organização preparou (ver mapa mais abaixo).
Ao fim de semana, os comboios na Linha de Cascais circulam de 20 em 20 minutos, do Cais do Sodré à Cruz Quebrada são 14 minutos de viagem.
Outra alternativa nos transportes públicos é a carreira 728F da Carris:
“Com percurso entre os Restauradores e o Estádio Nacional com o seguinte itinerário: Restauradores, Rossio, Cais Sodré, Av. 24 Julho, Calvário, R. Junqueira, Belém, Algés, Av. Marginal até à Cruz Quebrada e terminal junto às piscinas no arruamento de acesso ao Estádio Nacional”.
Também neste caso as partidas “serão efetuadas com intervalos de 20 minutos”, mas apenas entre as 14h00 e as 16h20. Após o jogo, a empresa indica que “serão efetuadas as partidas do Estádio Nacional, enquanto a afluência de passageiros o justificar”.
Quando o comboio (e o elétrico) chegavam ao Jamor
Em 1944, aquando da inauguração do Estádio Nacional, foi também aberto um ramal ferroviário que ligava a estação da Cruz Quebrada ao Jamor em dias de competições e eventos. A estação terminal era onde estão agora as piscinas. Este ramal acabou por ser desativado no início da década de 80.
Desde 1901, o elétrico 15 já chegava a Algés e depois de 1944 também ligou o Rossio ao Estádio Nacional nas ocasiões especiais. O serviço regular ia então até à Cruz Quebrada, mas acabou por ser encurtado a Algés já no anos 90.
Os percursos recomendados para quem vai de carro
A FPF tem parques de estacionamento reservados para adeptos do Vitória de Guimarães (Parque 1, junto à entrada sul do estádio) e do Benfica (Parques 2 e 3, para a entrada norte).
Para os adeptos vimaranenses que venham do norte do país, é aconselhado usarem a A11 – A3 – A29 - A17 - A8 -A9/CREL N 6-3 e daí entrar no Parque 1. Aos benfiquistas que também cheguem do norte de Lisboa, via automóvel, a organização sugere que usem a A1 - IC17 - A5.
Da Avenida Marginal, o acesso ao Estádio vai estar cortado ao trânsito logo a partir das 8:00. Também da A5, o acesso será cortado logo que o Parque 3 esteja completo.