Desporto

Bruno de Carvalho detido

O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho foi este domingo detido no âmbito das investigações ao ataque na Academia de Alcochete.

(Arquivo)
(Arquivo)
JOS\303\211 SENA GOUL\303\203O

O antigo dirigente leonino deverá ser ouvido por um juiz nas próximas 48 horas.

As autoridades fizeram buscas na casa de Bruno de Carvalho e na sede da claque Juve Leo, nas imediações do Estádio de Alvalade.

O ex-dirigente leonino foi detido às 17h45, em casa, onde esteve acompanhado da GNR.

Para além de Bruno de Carvalho foi também detido Nuno Mendes, mais conhecido por Mustafá, atual líder da claque do Sporting Juve Leo.

O momento da detenção de Mustafá foi captado pela equipa de reportagem da SIC:

As duas detenções foram confirmadas pela Procuradoria-Geral da República, indicando que os detidos "serão oportunamente presentes ao Juiz de Instrução Criminal para aplicação das medidas de coação".

"Ao abrigo do disposto no art.º 86.º, n.º 13, al. b), do Código de Processo Penal, confirma-se que foram efetuadas duas detenções no âmbito do inquérito relacionado com as agressões na Academia do SCP em Alcochete", refere a PGR em resposta à agência Lusa.

Na investigação ao ataque em Alcochete há já mais de 30 membros da claque leonina indiciados pelos crimes de terrorismo, ofensas à integridade física e sequestro:

Em outubro, as suspeitas do eventual envolvimento de Bruno de Carvalho no ataque em Alcochete adensavam-se, depois de o oficial sportinguista de ligação aos adeptos ter confirmado que avisou pessoalmente André Geraldes sobre a ida da claque à Academia e que, por isso, dizia estranhar que o então presidente leonino não tenha tido, pelo menos, um prévio conhecimento do caso:

Também nessa semana, Bruno de Carvalho apresentou-se, de forma voluntária, no Departamento de Investigação e Ação Penal para prestar declarações sobre o caso. O ex-dirigente leonino admitiu, na altura, que teve conhecimento de que poderia ser detido a qualquer momento e, por isso, resolveu antecipar-se à Justiça:

O comentador da SIC Luís Marques Mendes aplaude o trabalho das autoridades mas avisa que estas detenções podem vir a revelar-se uma má notícia para o Sporting, que ainda tem processos pendentes com jogadores que resolveram alegar justa causa para sair do clube:

Rui Santos considera que esta detenção era "absolutamente esperada" e diz mesmo que a claque Juve Leo "era um braço armado de Bruno de Carvalho":