Desporto

Mudanças às leis do jogo "fora" da Liga das Nações

As leis do jogo no futebol serão aplicadas a partir de 25 de junho.

Mudanças às leis do jogo "fora" da Liga das Nações
Stefan Wermuth

As mudanças às leis do jogo no futebol, definidas pelo International Board (IFAB) em março e que deveriam entrar em vigor no último sábado, não serão aplicadas na Liga das Nações, anunciou esta terça-feira a UEFA.

As leis apenas serão aplicadas a partir de 25 de junho, com a decisão a enquadrar-se na "flexibilidade garantida" pelo IFAB, o que significa estarem fora da Liga das Nações, em Portugal, e dos próximos jogos de qualificação para o Euro2020, entre outras competições.

As mudanças só começarão a ser aplicadas a partir da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em 25 de junho, e da Liga Europa, dois dias depois.

A Liga das Nações, que Portugal recebe no Porto e em Guimarães, tem início na quarta-feira, com a seleção das 'quinas' a defrontar a Suíça, enquanto que no outro jogo da competição, na quinta-feira, vai opor Holanda e Inglaterra.

A final, entre os vencedores, e a atribuição do terceiro lugar, disputam-se no domingo.

Nas alterações adotadas em março pelo IFAB constam, entre outras, os lances involuntários com toques na mão e que resultem em golo, o que levará a anulação do mesmo.

Também nas substituições, os jogadores têm de sair pelo caminho mais curto e não ir ao meio-campo, à zona tradicional de substituição, e nos penáltis os guarda-redes passam a poder ter apenas um pé na linha de golo e não obrigatoriamente os dois.

Lusa