Desporto

FC Porto e Sporting confirmados na Liga dos Campeões de andebol

Jeppe Smed Nielsen

A prova vai contar com 28 equipas.

O FC Porto e o Sporting vão disputar a Liga dos Campeões de andebol em 2019/20, com os 'dragões' a ficarem no Grupo A ou B, juntamente com as equipas mais fortes, anunciou hoje a federação europeia.

Tal como na época passada, a prova terá 28 participantes, com 16 nos grupos A e B, num dos quais ficará o FC Porto, e 12 nas 'poules' C e D, que receberão o Sporting.

A Federação Europeia de Andebol (EHF) revelou que sete das 35 candidaturas apresentadas foram rejeitadas, o que permite que não haja qualificações na próxima edição.

Entre os possíveis adversários dos 'dragões' estão os campeões europeus Vardar (Macedónia) e os vice-campeões Veszprém (Hungria), além de mais seis antigos campeões.

O Sporting, que chegou aos oitavos de final em 2018/19, poderá defrontar, entre outros, os espanhóis do Bidasoa Irun, campeões em 1995 e que regressam 24 anos depois à principal prova europeia de clubes.

Os vencedores dos grupos A e B garantem a qualificação para os quartos de final, com os cinco posicionados seguintes de cada uma das 'poules' a seguirem para os oitavos de final, ficando de fora apenas os dois últimos classificados de cada agrupamento.

Os dois primeiros classificados dos grupos C e D qualificam-se para um 'play-off', do qual vão sair os dois últimos apurados para a primeira fase a eliminar.

O sorteio da fase de grupos está marcado para 27 de junho, às 18:00 (17:00 em Portugal continental), em Viena.

Lusa.

  • FC Porto vence e segue na Liga Europa

    Liga Europa 2019/2020

    "Dragões" receberam e venceram o Feyenoord por 3-2 e conquistaram o primeiro lugar do Grupo G com mais um ponto que o Rangers. Veja aqui os lances.

    Em atualização