Desporto

Argentina vence e segue para os quartos-de-final da Copa América

Sebastiao Moreira

Este triunfo assegurou o segundo lugar do grupo B para a seleção argentina.

A Argentina qualificou-se este domingo para os quartos-de-final da Copa América em futebol, ao vencer o Qatar por 2-0, com a ajuda da Colômbia, treinada por Carlos Queiroz, que, mesmo desfalcada, venceu o Paraguai por 1-0.

A seleção das pampas, que entrou para a terceira jornada do Grupo B numa situação delicada, depois da derrota por 2-0 na estreia frente à Colômbia e o empate a um golo perante o Paraguai, na segunda jornada, recebeu logo de entrada uma oferta da defesa do Qatar, que permitiu a Lautaro Martinez abrir o marcador, aos quatro minutos.

Numa saída de bola na área, para iniciar a construção de jogo, um defesa do Qatar quis colocar a bola no lateral esquerdo, mas entregou-a a Martinez, que agradeceu o bónus e colocou a Argentina na frente.

Este golo tão cedo fazia crer que a Argentina pudesse, finalmente, alcançar uma vitória categórica e uma exibição correspondente, mas a verdade é que ainda não foi desta vez que isso aconteceu, mesmo com as coisas a correrem-lhe de feição no outro jogo do grupo, com a Colômbia cedo a colocar-se na frente do marcador perante o Paraguai.

A falta de ligação do seu jogo e a organização defensiva do Qatar foram suficientes para levar quase até ao fim a incerteza no resultado, expondo-se a um golo do adversário que lhe permitiria subir ao segundo lugar e atiraria a Argentina para o terceiro posto do grupo B.

Só aos 82 minutos, e depois de um susto causado pelo jovem central Juan Foyth, que deixou o Qatar à beira do empate, é que a Argentina assegurou o segundo lugar, com o segundo golo, por Sergio Aguero, a passe do médio Paulo Dybala, que entrara aos 76 minutos a render Martinez.

Este triunfo assegurou o segundo lugar do grupo B para a seleção argentina, que já tem adversário para os quartos-de-final, justamente a seleção da Venezuela, segunda classificada do grupo A, cujo vencedor foi o Brasil.

No outro jogo do agrupamento, a Colômbia, com o defesa do Sporting Cristian Borja a titular, venceu o Paraguai por 1-0, graças a um golo do médio Gustavo Cuellar, aos 31 minutos, o que lhe assegurou o primeiro lugar, só com vitórias, preparando-se para defrontar nos quartos-de-final o segundo classificado do grupo C, que só ficará definido após a última jornada, na terça-feira.

Carlos Queiroz, já com o primeiro lugar garantido ao fim da segunda jornada, decidiu poupar vários titulares, entre eles Mina, James e Zapata, e dar oportunidade a outros jogadores, que a agarraram e impuseram uma derrota ao Paraguai, sem argumentos para contrariar mesmo uma Colômbia desfalcada.

O Paraguai continua a sonhar com o apuramento como um dos dois melhores terceiros classificados, objetivo que só alcançará em caso de empate entre o Japão e o Equador.

Lusa