Desporto

USADA diz que atletas treinados por Alberto Salazar eram "animais de laboratório"

Alberto Salazar é o mentor do projeto Oregon, um grupo de treino de alto nível financiado pela Nike.

USADA diz que atletas treinados por Alberto Salazar eram "animais de laboratório"
Kin Cheung

Os atletas do treinador Alberto Salazar, suspenso por incitação ao doping, são tratados como "animais de laboratório", que desconheciam que estavam a ser dopados, afirmou esta quarta-feira o presidente da Agência Norte-americana Antidopagem (USADA), Trevis Tygart.

"É preciso entender que os atletas não tinham a menor ideia do que estavam a receber e desconheciam se as dosagens eram permitidas", afirmou Tygart, em entrevista ao canal televisivo alemã ZDF.

Na terça-feira, Alberto Salazar, treinador do britânico Mo Farah até 2017, foi suspenso pela USADA por quatro anos por "incitação ao doping".

Em comunicado, a USADA referiu que Alberto Salazar, de 61 anos, foi suspenso "por organizar e instigar uma conduta de doping", acusando o ex-maratonista de ter traficado testosterona e injetado nos atletas o aminoácido L-carnitina acima das doses autorizadas.

Alberto Salazar é o mentor do projeto Oregon, um grupo de treino de alto nível financiado pela Nike e que tem obtido excelentes resultados no fundo e meio fundo.

Depois de conhecida a suspensão, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) retirou a acreditação de Alberto Salazar para os Mundiais de atletismo, que decorrem em Doha, a pedido da federação norte-americana.

Já hoje, em conferência de imprensa, o presidente da IAAF, Sebastien Coe, considerou que o escândalo que motivou a exclusão de Salazar não ensombra os Mundiais, que terminam em 06 de outubro.

Salazar é treinador de vários atletas que estão a disputar os Mundiais, entre os quais a holandesa Sifan Hassan, que já venceu os 10.000 metros e vai participar nos 1.500, e os norte-americanos Clayton Murphy e Donovan Brazier, já qualificados para a final dos 800 metros.

Lusa