Desporto

L'Équipe coloca "os conquistadores" da Champions no Padrão dos Descobrimentos

Jornal francês faz edição especial com o monumento português na capa.

O jornal desportivo francês L'Équipe preparou uma edição especial para a final-8 da Liga dos Campeões, que vai arrancar esta quarta-feira em Lisboa.

Messi, Neymar, Lewandowski, Antoine Griezmann, Mbappé e o português Anthony Lopes são algumas das figuras que dão vida à capa, que tem como título "Os conquistadores", numa alusão ao Padrão dos Descobrimentos.

Cinco portugueses na luta pela Champions

Cinco portugueses podem ainda esta temporada conquistar o troféu da Liga dos Campeões de futebol, que vai ser disputado em Lisboa num formato inédito, num grupo em que o grande ausente é Cristiano Ronaldo, cinco vezes vencedor.

Numa edição que cedo ficou sem representação nacional a nível de clubes (Benfica 'caiu' na fase de grupos), João Félix (Atlético Madrid), Nélson Semedo (FC Barcelona), Bernardo Silva (Manchester City), João Cancelo (Manchester City) e Anthony Lopes (Lyon) são os portugueses ainda em prova e com possibilidades de poderem ganhar no seu próprio país a mais importante competição europeia.

Deste grupo era esperada a presença de Cristiano Ronaldo, mas o avançado e capitão da seleção lusa não conseguiu impedir a surpreendente eliminação da Juventus frente ao Lyon, apesar de ter marcado dois golos na eliminatória, que acabou empatada 2-2, mas com vantagem para os franceses, devido à regra dos golos marcados fora.

Desta vez não há Ronaldo, mas a bandeira portuguesa pode aparecer ainda nos festejos da conquista da 'Champions', com Bernardo Silva e João Cancelo, em teoria, a estarem melhor colocados.

Conheça o programa da Champions em Portugal

PORTUGAL VAI RECEBER A 11.ª FINAL EUROPEIA

A final da Liga dos Campeões de 2019/20, que será disputada no Estádio da Luz, em 23 de agosto, será o 11.º encontro decisivo de uma prova europeia de futebol a realizar-se em Portugal.

A pandemia de covid-19 obrigou à suspensão de quase todos os campeonatos, assim como das competições europeias, levando a UEFA a decidir concluir a Liga dos Campeões numa 'final a oito', com quartos de final, meias-finais e final a serem disputadas a apenas uma mão.

Lisboa, com o Estádio da Luz, que receberá a final, em 23 de agosto, e o Estádio José Alvalade, foi a cidade escolhida para receber os encontros desta inédita fase final, que tinha o embate decisivo marcado para Istambul.

Portugal vai receber pela terceira vez a decisão da mais importante prova europeia de clubes, seis anos depois de o Real Madrid, então com Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão, ter vencido o Atlético de Madrid, por 4-1, após prolongamento, também na Luz.