Desporto

Marcelo recebe hoje ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro 

Os ciclistas portugueses João Almeida (E) e Rúben Guerreiro (D), que participaram na Volta a Itália, durante a conferência de imprensa à chegada ao Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa

RODRIGO ANTUNES

Portugueses destacaram-se no Giro de Itália.

O Presidente da República recebe esta quinta-feira os ciclistas João Almeida e Rúben Guerreiro, que estiveram em destaque no Giro de Itália.

O encontro com Marcelo Rebelo de Sousa está marcado para as 13:30.

Os ciclistas portugueses destacaram-se na Volta a Itália de bicicleta.

Rúben Guerreiro conquistou a camisola azul e João Almeida ficou em quarto lugar na geral, a melhor classificação de sempre de um português na prova italiana.

João Almeida: "Eu e o Ruben colocámos o ciclismo na 1ª página"

Em entrevista à SIC, João Almeida conta que fez a formação até aos 18 anos em Portugal e sempre teve o "objetivo de ir além fronteiras". Em 2017, foi viver para Itália e este ano estreou-se numa grande volta.

"Desde o início da época que mostrei que tinha qualidades e quando me destacaram para fazer o Giro, fizemos uma preparação o melhor possível (...). Tínhamos um objetivo ambicioso que era fazer um top 10 na geral e acabou por ser bem maior que isso."

João Almeida acredita que honrou a camisola e não sentiu "frustração em perdê[-la]". Das 21 etapas da competição, o ciclista acabou 11 vezes nos 10 primeiros lugares. E em 31 anos foi o primeiro português a liderar uma grande volta.

O ciclismo "é um dos desportos mais duros. Só nós sabemos o que passámos"

Em entrevista à SIC Notícias, Rúben Guerreiro disse que o ciclismo "é um dos desportos mais duros". "Só nós sabemos o que passámos física e psicologicamente" no Giro, sublinhou.

O ciclista de 26 anos diz que agora é tempo para descansar mas fala já de novos desafios que pretende alcançar. À SIC Notícias, disse que gostava muito de fazer a Volta a França.

João Almeida também brilhou na Volta a Itália ao conseguir a melhor classificação de sempre de um português na competição.