Desporto

Champions. UEFA confirma final no Dragão com 12 mil adeptos

Porto recebe primeira final de uma competição europeia de clubes.

Champions. UEFA confirma final no Dragão com 12 mil adeptos
Rafael Marchante

A UEFA confirmou esta quinta-feira que a final da Liga dos Campeões vai ser realizada no Estádio do Dragão, no Porto, a 29 de maio. Doze mil adeptos poderão assistir à partida entre Manchester City e Chelsea.

A final era para ser realizada em Istambul, mas como a Turquia está na lista vermelha do Reino Unido devido à pandemia, foi necessário encontrar uma alternativa.

A UEFA debateu a mudança do local da final para Inglaterra, mas apesar de esforços exaustivos da Federação Inglesa de Futebol e das autoridades, não foi possível alcançar as excepções necessárias à quarentena em vigor no Reino Unido.

"As autoridades portuguesas e a FPF entraram em campo e trabalharam rapidamente e de forma eficaz com a UEFA para oferecer um local adequado à ocasião que é a final", informa a UEFA.

A UEFA informa ainda que a capacidade do estádio para o jogo será finalizada e confirmada em cooperação com as autoridades portuguesas e a Federação Portuguesa de Futebol. No entanto, os adeptos das equipas participantes poderão comprar bilhetes através dos clubes e da forma habitual, com os 6.000 bilhetes atribuídos a cada clube.

A venda de bilhetes para o público em geral começa no dia 24 de Maio às 13:00 (hora de Lisboa).

Porto recebe primeira final de uma competição europeia de clubes

A cidade do Porto e o Estádio do Dragão vão, assim, acolher a terceira final de uma Liga dos Campeões em Portugal e a segunda consecutiva, já que há pouco menos de um ano, precisamente por causa da crise mundial de saúde pública, a UEFA optou por realizar uma 'final a oito' em Lisboa, nos estádios da Luz e José Alvalade.

Outro recinto do Euro2004, o Estádio do Bessa, no Porto, recebeu a final do campeonato da Europa de sub-21 de 2006, em 4 de junho, quando os Países Baixos conquistaram o título, ao derrotarem a Ucrânia, por 3-0.

Em 2019, a seleção portuguesa somou o seu segundo título sénior europeu, ao vencer a final da primeira Liga das Nações, cuja 'final four' se disputou em Guimarães e no Porto, com a equipa das 'quinas' a derrotar os Países Baixos (1-0) no Estádio do Dragão.