Desporto

"Fiquei chocada quando ela me disse que os meus calções eram muito curtos e inapropriados"

Olivia Breen

Ashley Allen

Atleta paralímpica Olivia Breen denuncia comentário que recebeu de uma oficial de pista durante uma prova.

Olivia Breen ficou "chocada" e "sem palavras" após um incidente no Muller British Athletics Championships, em Manchester, Inglaterra.

A atleta bicampeã mundial de salto em comprimento na categoria T38, destinada a atletas com paralisia cerebral, contou que recebeu um comentário por parte de outra mulher que a deixou muito triste.

"Sinto-me bastante dececionada porque assim que terminei a prova, uma das oficiais achou que era necessário informar-me que os meus 'sprint briefs' - calções de corrida - eram muito curtos e inapropriados. Fiquei sem palavras", afirmou.

"Tenho usado o mesmo estilo de ‘sprint briefs’ durante anos e elas são projetadas especificamente para competir. Espero usá-las em Tóquio", continuou.

A atleta de 24 anos colocou ainda a questão da falta de igualdade de género em cima em da mesa.

“Isto fez-me questionar se um atleta masculino seria criticado da mesma forma. Espero que nenhuma outra atleta feminina tenha problemas semelhantes", afirmou.

"Reconheço que deve haver regulamentos e diretrizes em relação ao kit de competição, mas as mulheres não devem sentir-se constrangidas sobre o que vestem durante a competição, mas sentir-se confortáveis e à vontade", rematou.