Desporto

Newcastle comprado por consórcio da família real saudita

Adeptos festejaram efusivamente a celebração do negócio.

Newcastle United F.C.
Loading...

O Newcastle, histórico clube inglês, foi comprado por um consórcio da família real saudita, o que levou os adeptos a festejar como se tivessem vencido o campeonato.

O novo dono do Newcastle é Mohammed Bin Salman, príncipe da Arábia Saudita.

O histórico clube inglês foi comprado por um dos homens mais ricos do mundo.

Bin Salman tem uma fortuna 15 vezes maior que a do presidente do Manchester City.

Em Inglaterra, Amanda Staveley dá a cara pelo consórcio e promete mudanças no clube.

"Estamos muito empolgados com o reforço da equipa, mas temos que trabalhar dentro de um fair play financeiro e temos que nos certificar de que isto será feito num prazo mais longo. Mas pode ter certeza de que queremos investir a todos os níveis e, obviamente, queremos conseguir o melhor trabalho possível", diz a nova diretora do Newcastle, Amanda Staveley.

Em 2019, foram executadas 184 pessoas na Arábia Saudita, e o regime de Bin Salman é acusado de ter mandado assassinar jornalistas e ativistas.

A Amnistia Internacional acredita que limpar a imagem do regime é o objetivo por trás deste tipo de investimento milionário.

"Isto mostra que o futebol inglês está aberto a negócios quando se trata de limpar a imagem do regime de um país que abusa dos direitos humanos através do futebol. A Amnistia Internacional considera ridículo que indivíduos implicados em crimes de guerra ou crimes contra a humanidade possam, se tiverem bolsos suficientemente fundos, comprar um lugar no topo do futebol inglês", aponta o"Head of Campaigns" da Amnistia Internacional, Felix Jakens.

Mas os fãs do Newcastle não querem saber de onde vem o dinheiro.

Quando o negócio foi confirmado, festejaram junto ao Estádio e até já sonham com os possíveis reforços, como Mbappé.

"Este é o melhor dia da minha vida. Muitas coisas aconteceram em 39 anos, mas este é o melhor dia de todos. Olhem para isto! Este é o Newcastle, nós somos o novo Newcastle", partilha um adepto do clube à porta do estádio.

O objetivo a longo prazo dos novos donos do clube é ganhar a Premier League, mas, para já, o Newcastle ocupa o penúltimo lugar da Liga, ainda não venceu e tem apenas 3 pontos em 7 jogos.

Veja também: