Desporto

Jake Daniels: o primeiro jogador de futebol a assumir homossexualidade no Reino Unido desde 1990

Desde Justin Fashanu, há 32 anos.

Jake Daniels: o primeiro jogador de futebol a assumir homossexualidade no Reino Unido desde 1990

O jovem britânico, Jake Daniels, é o primeiro jogador de futebol profissional a assumir publicamente a homossexualidade no Reino Unido, após 32 anos.

Numa entrevista à Sky Sports, o médio do Blackpool, de 17 anos, disse que ocultou a orientação sexual, porque queria jogar a um nível profissional. Contudo, o jovem entende que agora é o momento certo para se assumir, reconhecendo que “foi um enorme alívio”.

“Sinto que estou preparado para contar às pessoas a minha história. Desde que me assumi à família, ao meu clube e aos meus colegas, esse período de pensar em tudo o que fazia ou dizia, e o stress que isso me gerava acabou. Isso estava a afetar a minha saúde mental. Agora estou apenas confiante e feliz”, afirmou o jogador de futebol durante uma entrevista sobre o estigma que existe no mundo do futebol sobre este tema.

Daniels diz que tem recebido o apoio do clube e dos colegas de equipa e que está preparado para lidar com eventuais críticas de adeptos.

Os outros dois jogadores a nível profissional que divulgaram a sua homossexualidade foram o norte-americano, Collin Martin (San Diego Royal) e o australiano, Joshua Cavallo (Adelaide United).

O último jogador de futebol no Reino Unido a assumir-se como homossexual foi Justin Fashanu.

No Twitter, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, elogiou a coragem do jogador.