Desporto

Polémica na Fórmula 1: antigo piloto usa expressão racista para se referir a Lewis Hamilton

Polémica na Fórmula 1: antigo piloto usa expressão racista para se referir a Lewis Hamilton

O heptacampeão mundial e a própria F1 já reagiram.

O antigo piloto brasileiro Nelson Piquet chamou Lewis Hamilton de “neguinho”, numa entrevista realizada em 2021. O antigo piloto tem sido alvo de duras críticas e tanto o piloto britânico como a F1 e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) já reagiram ao sucedido.

A polémica ocorreu com a publicação de trechos de uma entrevista concedida por Piquet ao jornalista Ricardo Oliveira, em novembro de 2021, em que o ex-piloto brasileiro chama Hamilton de “neguinho” ao comparar o acidente entre Ayrton Senna e Alain Prost, em 1990, no arranque do Grande Prémio do Japão, ao que ocorreu 31 anos depois, no Grande Prémio da Grã-Bretanha, entre Hamilton e Max Verstappen.

Hamilton 💥 Verstappen

There was plenty of drama on our last visit to Silverstone, including this on the opening lap 👀#BritishGP #F1 pic.twitter.com/pTKqSeYhtS

— Formula 1 (@F1) June 26, 2022

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e deixou porque não tinha jeito de passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele é que só o outro [Verstappen] se f*deu”, afirmou Piquet, em entrevista a um canal desportivo brasileiro.

O trecho da entrevista foi publicado pelo canal Enerto, especializado em automobilismo, e teve repercussão nas redes sociais.

O heptacampeão mundial já reagiu. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, escreveu Hamilton, em português, na sua conta no Twitter.

Vamos focar em mudar a mentalidade

— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022

Único piloto negro na F1, Hamilton também escreveu, desta vez em inglês, que a forma como Piquet se referiu a si será “mais do que linguagem”.

It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.

— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022

“Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso desporto. Fui cercado por essas atitudes e alvo a minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, acrescentou.

Muitas entidades já demonstraram repúdio pelo comportamento do brasileiro e a Fórmula 1 não foi exceção.

“A linguagem discriminatória ou racista é inaceitável sob qualquer forma e não tem lugar na sociedade. O Lewis é um embaixador incrível para o nosso desporto e merece respeito. Os seus esforços incansáveis para aumentar a diversidade e a inclusão são uma lição para muitos e algo com que estamos comprometidos na F1”, lê-se num comunicado da Fórmula 1, publicado nas redes sociais.

A Federação Internacional do Automóvel (FIA) também não perdeu tempo para se posicionar em relação ao sucedido e afirmou que condena veementemente este tipo de ações e que tais não têm lugar na sociedade atual.

A Mercedes, equipa de Hamilton, também divulgou uma mensagem em que condena a declaração de Piquet.

“Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso desporto para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora da pista. Juntos, partilhamos a esperança num desporto motorizado diversificado e este incidente sublinha a importância fundamental de continuarmos a lutar por um futuro melhor”, defendeu a escuderia alemã.

Time has come for action. 💪 pic.twitter.com/VNByOqTRQj

— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) June 28, 2022

A Ferrari também recorreu às redes sociais para criticar o ex-piloto brasileiro.

We stand alongside @F1, @LewisHamilton and @MercedesAMGF1 against any form of discrimination. https://t.co/UzKK6rhfae

— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) June 28, 2022

Nelson Piquet, que é pai da namorada de Verstappen, Kelly Piquet, foi, ao longo da carreira, protagonista de vários episódios controversos, dentro e fora de pista.