Desporto

Rafael Leão destrona Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro

Rafael Leão destrona Cristiano Ronaldo na Bola de Ouro
Antonio Calanni

Os restantes portugueses Bernardo Silva e João Cancelo ficaram atrás de CR7.

A France Football procede esta segunda-feira à entrega da Bola de Ouro, que distinguirá o melhor futebolista da época 2021/2022. Quatro portugueses estavam na corrida, juntamente com 26 outros atletas, mas apenas Rafael Leão e Cristiano Ronaldo integram o top-20.

Na época transata, o tão cobiçado prémio teve como destino a Argentina, pelas mãos de Lionel Messi. Um ano depois, o camisola 30 do PSG, não integra o lote final de 30 escolhidos- pela primeira vez em 17 anos.

O seu sucessor deverá ser Karim Benzema, depois de ter protagonizado uma época de glória, onde assinalou 49 tentos em 53 partidas oficiais. Para além dos golos marcados, o goleador do Real Madrid, conquistou a Liga das Nações, a Liga dos Campeões e o campeonato espanhol, sendo que foi o melhor marcador destas duas últimas provas.

Apesar do claro favoritismo do “nove” francês, quatro portugueses estavam na luta pelo prémio atribuído pela revista francesa. Bernardo Silva e João Cancelo, companheiros de equipa no Manchester City, ficaram na 22ª e 25ª posição, respetivamente.

À frente da dupla dos “citizens” ficouCristiano Ronaldo, na 20ª posição. O craque português ocupa assim, desde 2006, a pior classificação, quando foi eleito como o 16º melhor jogador do mundo. Desde esse ano, até agora, não mais saiu do top-10 e foi vencedor, inclusive, por cinco ocasiões (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017). Na época passada, foi-lhe atribuído o sexto posto, atrás do eterno rival, Messi.

Rafael Leão, na primeira vez que aparece entre os nomeado, é distinguido como o melhor português, ficando na 14ª posição. O avançado do Milan, de 23 anos, destrona assim Ronaldo pela primeira vez em 16 anos.

Nota ainda para o 25º posto atribuído a Darwin Nuñez, ex-Benfica, e o 17º a Luís Diaz, antigo atleta do FC-Porto. Ambos os jogadores alinham pelos ingleses do Liverpool.

Últimas Notícias