Desporto

Pichardo apura-se para a final dos Europeus de Pista Coberta e estabelece novo recorde nacional

O campeão olímpico, do mundo e europeu ao ar livre já detinha a melhor marca do ano entre os inscritos (17,12), numa prova em que também Tiago Luís Pereira se apurou para a final.

Pedro Pichardo compete na qualificação de triplo salto no Campeonato Europeu de Atletismo Indoor em Istambul, Turquia.
Pedro Pichardo compete na qualificação de triplo salto no Campeonato Europeu de Atletismo Indoor em Istambul, Turquia.
Tolga Bozoglu

O português Pedro Pablo Pichardo qualificou-se esta quinta-feira para a final do triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, em Istambul, na Turquia, com 17,48 metros, o novo recorde nacional, na primeira tentativa. Tiago Pereira também se apurou, com a marca de 16,39 metros, na terceira tentativa.

O campeão olímpico, do mundo e europeu ao ar livre já detinha a melhor marca do ano entre os inscritos (17,12) , numa prova em que também participou Tiago Luís Pereira, que chegou a competição com o oitavo melhor registo de 2022 (16,48), ainda abaixo do seu recorde pessoal (16,65).

Pichardo melhorou recorde em dois centímetros

Pichardo, de 29 anos, melhorou em dois centímetros o recorde nacional 'indoor', que era de 17,46 metros e lhe tinha valido a medalha de prata nos Mundiais de 2022, em Belgrado, um ano depois de se ter sagrado campeão europeu 'indoor' em Torun2021, reeditando, na altura, os feitos de Nelson Évora, campeão em Praga2015 e Belgrado2017 - é, juntamente, com os 1.500 metros, com o 'tri' de Rui Silva, a especialidade com mais títulos portugueses.

Tiago Pereira juntou-se a Pedro Pichardo

Tiago Pereira conseguiu a sua melhor marca na terceira e última tentativa, conseguindo o quinto melhor registo entre os qualificados, ainda abaixo do seu melhor registo de 2022 (16,48) e do seu recorde pessoal (16,65).

Final está marcada para esta sexta-feira

A final do triplo salto da 37.ª edição dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta está marcada para sexta-feira, a partir das 20:35 locais (17:35 em Lisboa).