Desporto

Michael Schumacher deu primeira entrevista após o acidente? Não é bem assim...

Uma revista alemã anunciou ter, em exclusivo, a primeira entrevista de Michael Schumacher após o acidente. No entanto, quem estivesse atento às letrinhas pequenas, percebia que a história era apenas “enganosamente real”.

Michael Schummacher durante uma sessão de testes em 1992.
Michael Schummacher durante uma sessão de testes em 1992.
Armando Franca

“Michael Schumacher, A Primeira Entrevista, Sensação Mundial”. As palavras, estampadas na capa da revista alemã Die Aktuelle ao lado de uma fotografia do rosto do heptacampeão mundial de Fórmula 1, dão a entender que o ex-piloto falou pela primeira vez desde o trágico acidente que sofreu em 2013.

Na manchete, a revista vende uma “incrível entrevista", "sem meias frases e especulações de amigos”.

No entanto, apenas numa parte inferior da capa, em letras menores, é dito que a entrevista “parece enganosamente real”. A explicação completa surge somente no final do artigo, onde é revelado que as respostas foram dadas com recurso à Inteligência Artificial. Foi o programa character.ai a responder às questões, como se fosse Shumacher a fazê-lo.

A família tem adotado um silêncio praticamente absoluto sobre o estado de saúde do ídolo do automobilismo, desde o acidente que teve enquanto fazia esqui nos Alpes franceses, na altura com 44 anos.

O sensacionalismo da revista alemã tem sido criticado nas redes sociais pelos fãs do desporto e a família de Schumacher deve mesmo processar a Die Aktuelle, segundo a ESPN.

O acidente do ex-piloto: pouco se sabe desde 2013

Michael Schumacher sofreu um grave acidente enquanto praticava esqui na estação de Méribel, em França, no dia 29 de dezembro de 2013. Na altura, os médicos informaram que se tratava de um traumatismo craniano e que o alemão estava em coma.

Depois de 254 dias internado no hospital, o heptacampeão mundial de F1 (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004), que fez história principalmente no carro da Ferrari, regressou à casa, na Suíça.

Desde então, as poucas declarações da família não dão grandes detalhes sobre o estado do antigo piloto. Contudo, no documentário ‘Schumacher’, a sua mulher, Corinna, declarou que tem “saudades do Michael todos os dias”.

“Ele está cá, diferente, mas está. Mostra-me toda a sua força diariamente. Tentamos seguir em frente (…) Vivemos juntos, em casa. Fazemos terapia e tudo o que é preciso para que Michael melhore e se sinta confortável”, disse Corinna.