Os canoístas João Ribeiro e Messias Baptista sagraram-se este domingo campeões do mundo de K2 500 metros nos campeonatos de Duisburgo, na Alemanha, apurando-se para os Jogos Olímpicos Paris2024.
A dupla portuguesa, que precisava ficar nos seis primeiros para garantir a presença nos Jogos, completou a prova em 1.29,037 minutos, 47 milésimos de segundo mais rápida do que a dupla segunda classificada, formada pelos húngaros Bence Nadas e Balint Kopasz.
"Estivemos sempre tão perto das medalhas no passado, mas hoje vencemos e tudo faz sentido", afirmou Messias Baptista, em declarações após a final.
Esta é a terceira medalha para Portugal nos Mundiais de canoagem, depois das duas conquistadas por Fernando Pimenta, o ouro em K1 1000 metros e o bronze em K1 500 metros.
Secretário de Estado do Desporto felicita João Ribeiro e Messias Batista
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, felicitou os canoístas João Ribeiro e Messias Batista pelo título mundial alcançado em K2 500 metros.
"O João Ribeiro e o Messias Batista protagonizaram mais uma conquista para o Desporto português. Sagraram-se campeões do mundo de canoagem na categoria de K2 500 metros. Muitos parabéns, João e Messias! Um abraço para toda a delegação nacional em Duisburgo", assinalou João Paulo Correia na rede social X, antigo Twitter.
Marcelo Rebelo de Sousa felicita João Ribeiro e Messias Batista
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou os canoístas João Ribeiro e Messias Batista pelo título mundial alcançado em K2 500 metros dos campeonatos que decorrem em Duisburgo, Alemanha.
"Com a obtenção desta medalha de ouro, a dupla portuguesa, não só garante a presença nos Jogos Olímpicos Paris 2024, como eleva, ainda mais, os resultados da canoagem, demonstrando o valor e o mérito de atletas, equipas técnicas e da Federação Portuguesa de Canoagem na projeção da modalidade e do desporto nacional, orgulhando o Presidente da República e todos os portugueses", pode ler-se na nota publicada no site da Presidência.
A mesma nota dá conta de que, tal como Fernando Pimenta, que se sagrou no sábado campeão do mundo de K1 1.000 metros, João Ribeiro e Messias Batista serão recebidos em breve em Belém.