Após seis horas de reunião, a Real Federação de Futebol Espanhola pediu a demissão imediata de Luis Rubiales. O Ministério Público já abriu uma investigação ao caso.
O polémico beijo que o dirigente deu a Jenni Hermoso na final do Mundial é classificado como um comportamento inaceitável que prejudicou a imagem do futebol espanhol.
O substituto poderá ser Pedro Rocha, presidente interino desde a suspensão de Rubiales, que poderá assumir o leme num dos momentos mais delicados da federação.
Segundo o Ministério Público espanhol, que considerou que o polémico beijo não foi consensual, foi aberta uma investigação e oferecida a possibilidade de se formalizar uma queixa pública por crime de agressão sexual.
Na federação, os cargos em risco nao ficarm pelo de Luis Rubiales. Os selecionadores feminino e masculino poderão mudar, depois de Jorge Vilda e Luís de La Fuente terem aparecido na primeira fila a aplaudir Luis Rubiales na conferencia onde recusou demitir-se.
Manifestações nas ruas
Nas ruas, há manifestações de apoio a Jenni Hermoso, mas também a Luis Rubiales.
Este domingo, milhares estiveram na principal praça de Madrid a exigir a demissão e punições severas ao presidente da federação.
E na cidade natal de Luis Rubiales, centenas pediram à jogadora para dizer a verdade sobre o beijo, junto à igreja onde a mãe do presidente se fechou para começar uma greve de fome.