A Espanha venceu esta sexta-feira Suécia, em Gotemburgo, por 3-2, no primeiro encontro após a conquista do Campeonato do Mundo feminino, mas a partida ficou marcada pelo protesto das duas seleções antes do encontro.
Antes do apito inicial, as jogadoras das duas nações seguraram um cartaz no qual se lia “Se acabó”, em português "Acabou-se", lembrando a polémica causada pelo beijo dado pelo ex-presidente da federação, Luis Rubiales, à futebolista Jenni Hermoso.
De punhos cerrados e levantados e com as palavras “Se Acabó” e “10” escritas em fitas nos pulsos, as jogadoras espanholas, juntamente com as internacionais suecas seguraram uma tarja trazida pela capitã Alexia Putellas.
Depois de várias décadas a lutar pela igualdade no desporto, não eram as imagens que as campeãs mundiais espanholas esperavam no seu primeiro jogo após a conquista histórica alcançada em agosto, na Austrália.
Sem Jenni Hermoso nas eleitas para este encontro, as campeãs mundiais venceram a Suécia, e estão em igualdade pontual com a Itália que venceu a Suíça.