A seleção portuguesa de râguebi procura, este sábado, a primeira vitória num Campeonato do Mundo, frente à Geórgia, adversário teoricamente mais acessível no Grupo C do França 2023, mas que os portugueses não vencem há 18 anos.
O último triunfo de Portugal sobre a seleção da antiga república soviética data de fevereiro de 2005, em Lisboa, ainda durante o apuramento para o Mundial de 2007, mas, desde então, o melhor que os 'lobos' conseguiram foram três empates.
O último dos quais aconteceu no ano passado (25-25), em Tbilissi, a contar para a qualificação para 2023, mas depois disso Portugal voltou a perder os dois encontros disputados, o último, em março, por 38-11, na final do Europe Championship 2023, em Badajoz.
De todos os adversários que Portugal enfrenta na competição, os 'lelos' são, de longe, aquele com o qual tem maior histórico de confrontos, mas só conseguiu bater por quatro vezes em 25 encontros.
No entanto, a proximidade das duas seleções no 'ranking' da World Rugby, no qual a Geórgia é, atualmente, 13.ª classificada, e Portugal ocupa o 16.º posto, faz dos 'lelos' o 'alvo a abater' pela seleção portuguesa na competição, após a estreia com uma derrota (28-8) frente ao País de Gales.
Portugal tem no seu histórico um título do Europe Championship, em 2004, o principal escalão europeu a seguir ao 'exclusivo' torneio das Seis Nações, mas a Geórgia venceu 15 das 21 edições disputadas desde o ano 2000, incluindo 11 das últimas 12.
Portugal defronta a Geórgia no sábado, em Toulouse, com início marcado para as 13:00 (hora de Lisboa), no Stadium de Toulouse, e arbitragem do neozelandês Paul Williams.
A seleção portuguesa, que 'folgou' na primeira jornada, estreou-se na competição, no sábado, com uma derrota por 28-8 frente ao País de Gales, enquanto a Geórgia perdeu com a Austrália por 35-15 na primeira jornada e 'descansou' no último fim de semana.
Quatro alterações no 15 titular
A seleção portuguesa de râguebi vai enfrentar a Geórgia com quatro alterações no 'quinze' inicial, em comparação com o jogo frente ao País de Gales, de estreia no Mundial, anunciou o selecionador Patrice Lagisquet.
Raffaele Storti, que começou no banco frente aos galeses, assume a titularidade na ponta, face à ausência de Vincent Pinto, castigado com dois jogos após cartão vermelho no primeiro encontro, mas a maior 'surpresa' prende-se com a entrada de Pedro Bettencourt para o lugar de José Lima, como segundo centro.
"Excetuando o Vincent Pinto, que não pode jogar, todas as outras alterações foram feitas por opção da equipa técnica", confirmou Patrice Lagiquet, descartando qualquer cenário de lesão.
Para além das entradas de Storti e Bettentcourt nas linhas atrasadas, há a registar ainda o regresso de José Madeira, que ficou de fora frente ao País de Gales por lesão, e a entrada de Diogo Hasse Ferreira para pilar direito, no lugar de Anthony Alves.
Desta forma, Portugal vai enfrentar a Geórgia com um 'pack' avançado composto por Francisco Fernandes, Mike Tadjer, Diogo Hasse Ferreira, José Madeita, Steevy Cerqueira, João Granate, Nicolas Martins e Rafael Simões.Samuel Marques e Jerónimo Portela voltam a formar o par de médios para ligar aos centros Tomás Appleton e Pedro Bettencourt, assim como ao 'três de trás' que será composto por Rodrigo Marta, Raffaele Storti e Nuno Sousa Guedes.
Campeonato do Mundo
A seleção portuguesa, que antes de 2023 contabilizava apenas uma participação num Campeonato do Mundo, em 2007, foi a última das 20 equipas presentes no Mundial de França 2023 a conseguir a qualificação.
Fê-lo num torneio de repescagem, em novembro de 2022, no Dubai, após empatar 16-16 com os Estados Unidos, beneficiando da melhor diferença de pontos marcados e sofridos em relação aos norte-americanos, graças a triunfos sobre Hong Kong (42-14) e Quénia (85-0).
Já a Geórgia, que vai na sua sexta participação, todas de forma consecutiva, desde 2003, qualificou-se diretamente em primeiro lugar do apuramento europeu, composto pelo agregado dos Europe Championship de 2021 e 2022, no qual só não venceu no tal empate com Portugal, em 2022.
Portugal e Geórgia disputam o Grupo C do Mundial de râguebi França 2023, juntamente com País de Gales, Austrália e Fiji.
As duas seleções ainda só jogaram um encontro nas duas jornadas já disputadas, em que os georgianos perderam com a Austrália, por 35-15, na primeira ronda, e os portugueses cederam perante o País de Gales, por 28-8.
Desta forma, Portugal e Geórgia são as únicas duas seleções que ainda só disputaram um jogo e também que ainda não pontuaram no grupo, que é liderado pelo País de Gales, com 10 pontos, seguido das Fiji e da Austrália, ambas com seis pontos.
Portugal disputa o Grupo C com País de Gales (derrota por 28-8), Geórgia (23 de setembro), Austrália (01 de outubro) e Fiji (8 de outubro).
O Mundial de França 2023 decorre de 8 de setembro a 28 de outubro.
Com Lusa