Desporto

Atletas russos vão poder competir sob bandeira neutra nos Jogos Paralímpicos de 2024

Após ter rejeitado a suspensão total do Comité Paralímpico da Rússia, por 74 votos a favor, 65 contra e 13 abstenções, os membros da reunião magna do IPC votaram a favor de uma suspensão parcial.

Sede do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Sede do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
STEPHANIE LECOCQ

Os atletas russos vão poder participar nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, a título individual e sob bandeira neutra, por decisão tomada esta sexta-feira na assembleia geral do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorre em Manama.

Após ter rejeitado a suspensão total do Comité Paralímpico da Rússia, por 74 votos a favor, 65 contra e 13 abstenções, os membros da reunião magna do IPC votaram a favor de uma suspensão parcial, por margem mais expressiva, de 90 votos favoráveis, 56 contra e seis abstenções.

O organismo internacional deverá pronunciar-se mais tarde sobre o estatuto do Comité Olímpico da Bielorrússia, país que, tal como a Rússia, também tem sido alvo de sanções devido à guerra na Ucrânia.

A deliberação do IPC acompanha a recomendação efetuada em março pelo Comité Olímpico Internacional (COI) às federações internacionais, no sentido de autorizar a participação de atletas russos e bielorrussos, sob condições estritas de neutralidade.

Apesar da recomendação, o COI não tomou posição sobre a presença de atletas daqueles dois países no maior evento desportivo mundial, que se vai realizar na capital francesa entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024, agendando-a para "o momento apropriado".

Após a invasão da Ucrânia pelas tropas russas, em 24 de fevereiro de 2022, o IPC decidiu não autorizar a participação naquele ano de atletas da Rússia e da Bielorrússia nos Jogos Paralímpicos de Inverno, em Pequim.

Ainda em 2022, em 16 de novembro, a assembleia geral do organismo internacional aprovou a suspensão por ano dos comités nacionais paralímpicos russo e bielorrusso.