O defesa Raphaël Guerreiro foi dispensado dos trabalhos da seleção portuguesa de futebol e vai falhar os jogos frente a Eslováquia e Bósnia-Herzegovina, de qualificação para o Euro2024, confirmou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"O lateral Raphael Guerreiro foi dispensado dos trabalhos da Seleção Nacional A, pelo que não irá integrar, esta segunda-feira, o grupo de jogadores que inicia o estágio com vista à jornada dupla de qualificação", refere a federação em comunicado.
Segundo a FPF, o internacional luso foi considerado "não apto para os encontros", tendo sido acordada a "sua dispensa entre a Unidade de Saúde e Performance da FPF e o departamento clínico do Bayern de Munique".
Antes, o Bayern Munique já tinha revelado que o jogador sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda e que não estaria apto para jogar por Portugal.
Portugal defronta a Eslováquia em 13 de outubro, no Estádio do Dragão, no Porto, às 19:45, e, em caso de vitória, garante automaticamente a qualificação para a fase final do próximo Europeu.
Três dias depois, no dia 16, a seleção nacional joga na Bósnia-Herzegovina, às 19:45 (hora de Lisboa).Após seis jornadas, a equipa lusa continua totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 18 pontos, mais cinco do que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 10, seguido de Bósnia e Islândia, ambas com seis, e do Liechtenstein, ainda sem pontos.
Além de seis triunfos no mesmo número de partidas, a equipa de Roberto Martínez leva um registo de 24 golos marcados e nenhum sofrido.
Em novembro, Portugal fecha a fase de apuramento com uma deslocação ao Liechtenstein e a receção à Islândia.Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro2024.