O futebolista Bas Dost, antigo jogador do Sporting, já reagiu depois ter caido inanimado no relvado, já perto do final de um encontro da 10.ª jornada do campeonato dos Países Baixos, entre AZ Alkmaar e NEC.
O NEC Nijmegen, emblema do ex-leão, partilhou na rede social X uma fotografia de Bas Dost no hospital com uma descrição que cita palavras dos atleta:
"Estou bem. A ajuda que recebi em campo foi fantástica. Estou agora no hospital e sinto-me bem. Obrigado por todo o apoio!"
Partida foi interrompida já perto do final
No Estádio AFAS, em Alkmaar, o ponta de lança neerlandês, de 34 anos, caiu sozinho junto ao círculo do meio-campo, à passagem do minuto 90, com o árbitro Jeroen Manschot a interromper a partida instantes depois, para que a equipa médica entrasse rapidamente dentro das quatro linhas, com os jogadores das duas equipas a cobrirem Bas Dost enquanto recebia assistência.
Através da rede social 'X', o NEC deu conta que Bas Dost, muito aplaudido pelos adeptos antes de deixar o relvado, "está consciente e que a partida foi definitivamente interrompida".
Sporting desejou “as melhoras” ao neerlandês
Também o Sporting recorreu à mesma rede social para desejar uma boa recuperação ao avançado: "A família Sporting está contigo. As melhoras, Bas".
Bas Dost tinha inaugurado o marcador, aos 11 minutos, e feito a assistência para o colega de equipa Mattsson (31) dilatar a vantagem, com Pavlidis (57) a encurtar distâncias, já no segundo tempo, para o AZ, que teve o português Penetra a titular e o compatriota Tiago Dantas no 'banco'.