O FC Porto goleiou o Shakhtar Donetsk esta quarta-feira, por 5-3, e segue juntamente com o Barcelona para os oitavos de final da Liga dos Campeões.
Para este encontro com os ucranianos, Sérgio Conceição fez algumas alterações cirúrgicas na defesa portista face à vitória caseira frente ao Casa Pia.
Os dragões entraram muito pressionantes na partida, e aos nove minutos, Pepe efetuou um passe longo, Evanilson conseguiu fazer o cruzamento para a área, e Galeno, solto de marcação, só teve de encostar para inaugurar o marcador.
À meia hora de jogo, num ataque da equipa forasteira, o árbitro assistente levantou a bandeirola, assinalando fora-de-jogo do Shakhtar, mas prontamente baixou-a. Zubkov escapou pela direita e cruzou para a finalização de Sikan.
Aos 43, Eustáquio bateu um livre à maneira curta para Zaidu. O lateral nigeriano passou para Pepê, que deu para Galeno atirar muito forte contra a baliza ucraniana.
Uma chuva de golos na segunda parte
No segundo tempo, aos 62 minutos, Galeno antecipou-se a Gocholeishvili e arrancou para a área adversária. O extremo brasileiro serviu Taremi para fazer o 3-1.
Aos 73, um autogolo de Eustáquio ainda deu esperança aos jogadores do Shakhtar Donetsk. Sikan rematou para defesa de Diogo Costa, mas a bola bateu no internacional canadiano e entrou na baliza portista.
Três minutos depois, um canto ao primeiro poste, a bola sobrou para Pepe finalizou com o pé esquerdo para o 4-2.
Aos 82, um erro na saída de bola de Bondar, e Francisco Conceição, que tinha acabado de entrar no jogo, pressionou e apontou o quinto tento dos azuis e brancos.
Seis minutos mais tarde, Grujic perdeu a bola numa zona perigosa e originou o terceiro golo ucraniano, após um remate cruzado de Eguinaldo.
O FC Porto terminou o grupo H na segunda posição, com os mesmos 12 pontos do líder Barcelona, com o Shakhtar a ser terceiro, com nove, e a seguir para a Liga Europa, enquanto o Antuérpia ficou em último, com três, depois de ter vencido os catalães, por 3-2.