O Sporting termina o ano de 2023 na liderança do campeonato. O ano passado, por esta altura, estava no quarto lugar e quem virava o ano em primeiro era o Benfica que acabou a ser campeão nacional.
A 31 de dezembro de 2022, o Benfica tinha acabado de perder pela primeira vez no campeonato, em Braga. No primeiro jogo depois do mundial do Qatar. Nada que impedisse que a equipa do estreante Roger Schmidt terminasse o ano no primeiro lugar e com alguma vantagem sobre o segundo classificado o FC Porto.
37 pontos em 42 possíveis, o Benfica aparecia em grande forma e com Gonçalo Ramos como melhor marcador da equipa. O FC Porto era segundo com 32 pontos, mais um que o Braga. O Sporting aparecia em 4.º lugar com dois pontos de vantagem sobre a sensação do campeonato, o Casa Pia.
Na zona de despromoção estava Paços de Ferreira, Marítimo e Gil Vicente.
No final da época, e apesar de alguns resultados surpreendentes, os quatro primeiros não mudaram de posição, mas o Benfica só conseguiu conquistar o título na última jornada.
Ganhou o campeonato com 87 pontos, mais 2 que o FC Porto e com uma distância maior para o Sporting de Braga que conseguiu um lugar na Liga dos Campeões. O Sporting terminou em 4.º com 74 pontos e a fechar o top 5, o Arouca com a melhor classificação de sempre da história do clube.
No fundo da tabela, o Gil Vicente conseguiu sair da zona de perigo. Para lá foi o Santa Clara que se juntou a Paços de Ferreira e Marítimo na descida.
Taremi liderou a tabela dos artilheiros
Taremi, do FC Porto foi o melhor marcador do campeonato com 22 golos, mais três que Gonçalo Ramos.
Pouco tempo depois da festa do Benfica, começou uma nova época e com ela chegaram novas caras ao futebol português. Tão influentes que passado um ano, o Sporting mudou de figura e chega ao último dia do ano na liderança do campeonato.
Este ano o goleador mora em Braga
Quanto aos golos, o Braga é o melhor ataque do campeonato e conta com o melhor marcador Simon Banza, com 14 golos. 3 golos à frente de Viktor Gyökeres, o grande reforço do Sporting para esta época.
O campeonato volta dia 5, o primeiro sábado do ano, com o Sporting - Estoril e o Boavista - FC Porto.