Desporto

Paris2024: Equestre eleva para nove número de modalidades com vaga garantida

Com as duas vagas garantidas esta terça-feira em equestre, são já 25 as quotas asseguradas por Portugal para Paris2024.

Sede do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
Sede do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
STEPHANIE LECOCQ

O equestre aumentou esta terça-feira para nove o número de modalidades com 'passaporte' garantido para Paris2024, com Portugal a ter, para já, 25 quotas asseguradas nos próximos Jogos Olímpicos.

Foi graças às posições de Maria Caetano (dressage) e Duarte Seabra (obstáculos) no ranking de qualificação olímpica da Federação Equestre Internacional, que fechou em 31 de dezembro de 2023, que o equestre 'entrou' na lista de modalidades que representará Portugal na capital francesa.

As quotas individuais garantidas por estes dois cavaleiros são, no entanto, para o país, cabendo à Federação Equestre Portuguesa indicar, posteriormente, quem as ocupará em Paris2024.

Com as duas vagas garantidas terça-feira em equestre, são já 25 as quotas asseguradas por Portugal para Paris2024, algo que acontece praticamente um mês depois de Samuel Barata e Susana Godinho terem alcançado mínimos na maratona.

Em Valência, os dois maratonistas aumentaram para seis o número de 'apurados' no atletismo, embora, nesta modalidade, com o ranking a dar 50% das vagas e as restantes a serem ocupadas por atletas com mínimos, só em 30 de junho de 2024 se saberá a lista definitiva de apurados.