Michael Schumacher faz esta quarta-feira 55 anos e há uma década que o ex-piloto de Fórmula 1 continua resguardado após o seu acidente de ski nas férias de Natal com a família.
O ex-campeão de Fórmula 1 Michael Schumacher faz 55 anos, cinco dias após ter feito 10 anos do seu acidente. Desde aí que não se sabe muito sobre o piloto que se reformou em 2012.
O acidente
De acordo com fontes próximas, Schumacher era excelente a fazer ski. No entanto, numa manhã de umas férias em família, num resort de Ski em França, Schumacher perdeu o controlo dos skis e saiu da pista, tendo embatido contra uma rocha.
A zona onde Michael se encontrava inconsciente, depois da equipa de resgate ter chamado um helicóptero, era de difícil acesso. Depois de conseguirem resgatar o ex-piloto, a condição começou a deteriorar e foi encaminhado para Grenoble.
Schumacher foi imediatamente operado pela pressão intracraniana no seu cérebro. A sua condição era "crítica" segundo os médicos.
O fim (ou começo?)
Em junho de 2014, a família comunicou que Schumacher já não se encontrava em coma após 170 dias a tentar ganhar consciência.
Apesar disso, a consciência do piloto não durava mais que algumas horas e as reações a estímulos eram mínimas. Os profissionais de saúde que o acompanhavam não podia partilhar qualquer informação sobre o seu estado, nem divulgar fotografias ou vídeos, tendo tido os telemóveis confiscados.
A partir de setembro de 2014, a recuperação do ex-piloto da Ferrari foi feita em casa. Diz-se que, na altura, a família investiu 12 milhões de euros para que o tratamento fosse feito em privado e para sustentar uma equipa de 15 profissionais de saúde que cuidassem dele.
O silêncio, até agora
Depois, as informações sobre o estado de saúde de Michael Schumacher foram nulas. Apenas em setembro de 2019 é que se soube que o campeão de Fórmula 1 estava no Hospital de Paris a experimentar um tratamento inovador.
Em 15 de setembro de 2021 estreou o documentário sobre Michael Schumacher na Netflix, que aborda o acidente apenas em meros minutos e não revela nada sobre seu estado atual.
Mais recentemente, o seu filho Mick Schumacher estreou-se na Fórmula 1 pela equipa Haas, onde esteve dois anos. Agora, é piloto de reserva da AMC Mercedes.
O jovem piloto já confessou que trocava a vida que tem para poder conversar, de novo, com o seu pai, como antigamente. No entanto, partilhou também que vai dialogando sobre a sua nova carreira.
