Desporto

Mário Zagallo, "o professor" do futebol brasileiro, morre aos 92 anos

Zagallo teve um papel fundamental em quatro dos cinco títulos mundiais da canarinha e como jogador conquistou dois troféus.

Mário Zagallo, "o professor" do futebol brasileiro, morre aos 92 anos
SERGIO MORAES

O antigo jogador e técnico brasileiro Mário Zagallo morreu na sexta-feira, aos 92 anos, de acordo com a conta oficial do ex-desportista na rede social Instagram.

"É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mário Jorge Lobo Zagallo", lê-se na nota de pesar.

Os sucessos de “o professor”

Apelidado de "o professor", Zagallo teve um papel fundamental em quatro dos cinco títulos mundiais da canarinha.

Como jogador, conquistou dois troféus: em 1958, na Suécia, e em 1962, no Chile.

Do banco, conduziu a seleção brasileira ao título no México, em 1970, e foi coordenador técnico na conquista do título de 1994, nos Estados Unidos.

Voltou aos comandos da seleção em 1998, quando o Brasil de Ronaldo perdeu por três bolas a zero no Stade de France para os Bleus, do capitão Didier Deschamps.

Zagallo, imortalizado com uma estátua à frente do estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, esteve à frente da seleção do Kuwait, entre 1976 e 1978, e da equipa dos Emirados Árabes Unidos, nos anos 1989 e 1990.

Mário Zagallo, em 1997, com a taça que conquistou na Copa América
Enrique Marcarian

Federação Portuguesa de Futebol lembra “figura mítica”

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) lamentou este sábado a morte de Mário Zagallo, "uma figura mítica do futebol brasileiro e internacional", prestando "sentidas condolências" à família do tetracampeão mundial.

"Conhecido com respeito e carinho por todos, foi uma figura mítica do futebol brasileiro e internacional. A FPF lamenta a morte de Mário Zagallo e presta sentidas condolências a familiares e amigos", lê-se no site oficial da federação.

Sete dias de luto no futebol brasileiro

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou ainda este sábado sete dias de luto no futebol brasileiro pela morte de Mário Zagallo, "maior campeão do mundo de todos os tempos" e "ídolo de várias gerações".

"Maior campeão do mundo de todos os tempos, reverenciado e admirado por uma legião de fãs, ídolo de várias gerações, Mário Jorge Lobo Zagallo morreu nesta sexta-feira", lê-se na nota publicada no site oficial da CBF.

"A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol", afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Zagallo, além de ter sido o primeiro a conquistar dois Mundiais como jogador, em 1958 e 1962, e mais tarde como treinador, em 1970, é o único, até hoje, a ter participado em cinco finais de Mundiais, das quais perdeu apenas uma, contra a França, em 1998, como técnico.