O antigo internacional alemão Franz Beckenbauer faleceu aos 78 anos, confirmou a família à agência de notícias alemã DPA.
“É com profunda tristeza que anunciamos que o meu marido e o nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, rodeado pela família”, informaram os familiares esta segunda-feira em comunicado.
Há duas semanas, o diário 'Der Spiegel' revelou que a saúde de Beckenbauer não “estava bem”, tanto ao nível da consciência como da memória, sem perspetivas de uma evolução favorável.
O “Kaiser”, como era conhecido", venceu com Alemanha a edição de 1974 do Campeonato do Mundo como jogador, e mais tarde, em 1990, como selecionador da Mannschaft.
O antigo futebolista, tido como um dos melhores futebolistas de todos os tempos, foi ainda um dos destaques da ascensão do Bayern de Munique a potência mundial, vencendo três vezes a Taça dos Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões), tendo vencido a Bola de Ouro em 1972 e 1976.
A amizade com Eusébio
Em 16 de abril de 1972, Benfica e Bayern Munique disputaram um jogo amigável, com Franz Beckenbauer a capitanear os alemães e Eusébio a liderar a comitiva encarnada.
Depois de pendurarem as chuteiras, as duas lendas encontravam-se regularmente em eventos desportivos.
Rui Rio lamenta o desaparecimento do ídolo de infância
O antigo presidente do PSD reagiu ao falecimento do antigo jogador alemão, um dos seus ídolos de infância, com quem “teve o privilégio de conhecer pessoalmente”.
“Moldou o futebol alemão como nenhum outro”
A UEFA, organismo máximo do futebol europeu, também já lamentou o desaparecimento do Franz Beckenbauer, referindo-se a "Kaiser" como um “jogador extraordinário e um treinador de sucesso que moldou o futebol alemão como nenhum outro”.
Presidente da FPF lembra "legado único" do alemão
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, lembrou o "legado único" deixado por Franz Beckenbauer.
"Deixa um legado único, pontuado pela sua extraordinária classe como jogador, treinador, dirigente e pessoa. Em nome da Federação Portuguesa de Futebol, apresento à Federação Alemã, à sua família e a toda a família do futebol mundial as minhas mais sentidas condolências", pode ler-se numa mensagem de Fernando Gomes, disponibilizada no sítio 'online' oficial da FPF.
Bayern fala da "marca indelével" deixada no clube e no futebol
O Bayern Munique fala em "marca indelével" deixada no clube bávaro e na modalidade por Beckenbauer, considerando que o legado alcançado "não pode ser medido em títulos".
"O mundo do FC Bayern já não é o que costumava ser. Subitamente ficou mais sombrio, mais silencioso, mais pobre. Os campeões alemães estão de luto pela morte de Franz Beckenbauer, o único Kaiser, sem o qual o FC Bayern nunca se teria tornado o clube que é hoje", escreveu o emblema bávaro, em comunicado.
Franz Beckenbauer representou o Bayern Munique como jogador entre 1963 e 1976, somando 584 jogos e 74 golos, e contribuindo para várias conquistas da equipa bávara, nomeadamente quatro títulos de campeão alemão, quatro taças da Alemanha, três taças dos Campeões Europeus, uma Taça das Taças e uma Taça Intercontinental.
“Beckenbauer fará sempre parte do imaginário do futebol”
O presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, também deixou uma nota de pesar pelo desaparecimento do antigo internacional alemão.
"Franz Beckenbauer fará sempre parte do imaginário do Futebol. Vencedor do Campeonato do Mundo como jogador e treinador, a morte do 'Kaizer' deixa um vazio irreparável. Ficará, contudo, para sempre o legado de uma das maiores lendas do Futebol mundial. Em nome da Liga Portugal, expresso as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de uma das maiores figuras da história do Futebol", escreveu o líder do organismo que tutela as competições profissionais de futebol em Portugal.
Chanceler alemão destaca legado do 'Kaiser'
Olaf Scholz destacou o legado do antigo futebolista campeão mundial em 1974, e que repetiu o título, como selecionador, em 1990.
"Foi campeão do mundo como jogador e treinador, para muitos era o 'Kaiser' também porque criou em várias gerações entusiasmo pelo futebol alemão", disse o governante, reagindo à morte da 'lenda' do futebol germânico anunciada esta segunda-feira pela família do mesmo.
O chanceler alemão entende que todos os compatriotas "sentirão saudades" do lendário futebolista, que se notabilizou pela Alemanha, bem como pelo Bayern Munique.
Infantino lamenta "perda dolorosa de uma verdadeira lenda"
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, lamentou a “perda dolorosa de uma verdadeira lenda do futebol alemão e mundial”.
"Beckenbauer foi o primeiro capitão a erguer o atual troféu do Campeonato do Mundo da FIFA em 1974 e também venceria o torneio como selecionador da Alemanha em 1990. A sua morte representa uma perda dolorosa para o futebol alemão e mundial", lembrou o líder do organismo que tutela o futebol mundial, através da rede social Instagram.
O dirigente recordou Beckenbauer como o "grande vizinho de muitas reuniões do Comité Executivo da UEFA", nas quais partilhou "de bom grado muito do conhecimento sobre futebol".
"Uma grande pessoa, amigo do futebol, campeão e uma verdadeira lenda, o querido Franz jamais será esquecido", concluiu Infantino.