The Best: Lionel Messi é o melhor do mundo
Kirsty Wigglesworth / AP

Terminado

Desporto

The Best: Lionel Messi é o melhor do mundo

A FIFA entregou os prémios que distinguem os melhores no universo do futebol em 2023. O atacante argentino foi distinguido como o melhor futebolista do mundo pela oitava vez na carreira.

Todo o direto

Confira a lista de todos os vencedores

MASCULINOS

Melhor jogador Lionel Messi
Melhor treinador Pep Guardiola
Melhor guarda-redes Ederson
Equipa do ano FIFA/FIFPro Thibaut Courtois; John Stones, Kyle Walker, Ruben Dias; Bernardo Silva, Jude Bellingham, Kevin de Bruyne; Erling Haaland, Kylian Mbappé, Lionel Messi eVinicius Júnior


FEMININOS

Melhor jogadora Aitana Bonmatí
Melhor treinador de uma equipa/seleção feminina Sarina Wiegman
Melhor guarda-redes Mary Earps
Equipa do ano FIFA/FIFProGuarda-redes Mary Earps; Olga Carmona, Lucy Bronze, Alex Greenwood, Keira Walsh, Alessia Russo, Lauren James, Aitana Bonmatí; Sam Kerr, e Alex Morgan

OUTROS PRÉMIOS

Melhor golo (Prémio Puskas) Guilherme Madruga
Melhor adepto Hugo Miguel 'Toto' Iñiguéz
Fair-play Seleção brasileira
Prémio especial Marta

Aitana Bonmatí é a melhor jogadora do mundo

A jogadora do Barcelona sucede à compatriota Alexia Putellas, também dos blaugrana. A campeã mundial por Espanha, já tinha vencido a Bola de Ouro, tal como Lionel Messi.

Brasileira Marta homenageada

A FIFA anunciou um novo prémio, que carregará o nome da icónica jogadora canarinha. A partir de 2024, o FIFA The Best, terá o “Prémio Marta”, que será entregue ao melhor golo no futebol feminino.

Presidente da FPF felicita Bernardo Silva e Rúben Dias por integrarem 'onze' do ano

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol felicitou esta segunda-feira os internacionais do Manchester City Rúben Dias e Bernardo Silva pela eleição para o 'onze' do ano.

"Ao Bernardo e ao Rúben, a todas as suas famílias e a todos os que contribuíram para o seu contínuo desenvolvimento enquanto pessoas e jogadores, envio um forte abraço de agradecimento pelas alegrias que nos continuam a proporcionar enquanto portugueses", pode ler-se numa mensagem divulgada de Fernando Gomes.

Daniel "Toto" Iñiguez vence o prémio Adepto

O adepto do Colón, da Argentina, que foi captado pelas câmaras a amamentar o seu filho Ticiano nas bancadas, durante o jogo da sua equipa.

Guilherme Madruga vence o prémio Puskas

O jogador brasileiro, que ao serviço do Botafogo-SP apontou um golo de pontapé de bicicleta frente ao Novorizontino, bateu a concorrência de Nuno Santos e de Julio Enciso.

Bobby Charlton, Franz Beckenbauer e Mário Zagallo recordados

Os antigos campeões mundiais, que faleceram recentemente, foram homenageados.