Desporto

Dani Alves em tribunal: o que está em causa?

O futebolista brasileiro é acusado de ter violado uma mulher de 23 anos numa discoteca em Barcelona, em 2022, e está em prisão preventiva desde janeiro do ano passado.

Dani Alves em tribunal: o que está em causa?
POOL

O primeiro dia do julgamento ao antigo jogador do Barcelona, Dani Alves, acusado de ter violado uma mulher na casa de banho de uma discoteca em Barcelona, em 2022, acontece esta segunda-feira.

O defesa de 40 anos foi detido em janeiro do ano passado, ficando em prisão preventiva na cidade desde então.

Inicialmente, Dani Alves negou qualquer envolvimento sexual com a mulher, que afirmou mesmo não conhecer. Mais tarde, admitiu ter mantido relações consensuais com a mesma mulher, acrescentando que teria negado anteriormente de modo a proteger o seu casamento. Ao todo, já apresentou cinco versões diferentes dos factos.

O caso tem sido bastante falado, não só pelo facto de se tratar do jogador brasileiro, mas também porque os abusos sexuais são um tema que tem dominado o panorama político espanhol, principalmente depois de Luis Rubiales (ex-presidente da Real Federação Espanhola de Futebol) ter beijado a jogadora Jenni Hermoso sem o consentimento desta, após a vitória da seleção espanhola no Mundial feminino, em agosto do ano passado.

Em Espanha, a acusação de violação é investigada sob a acusação geral de agressão sexual e as condenações podem levar a uma pena de prisão entre quatro a 15 anos.

O Ministério Público pede uma pena de nove anos para Dani Alves e exige que o futebolista pague uma indemnização de 150 mil euros à vítima. A acusação particular exige 12 anos de cadeia mais 10 de liberdade condicional. Já a sua defesa espera que o jogador seja absolvido, ou que, na pior das hipóteses, a pena seja ligeira, argumentando que a relação foi consentida.

O jogador esteve presente em tribunal esta segunda-feira. Um painel de três jurados assistirá ao julgamento, que deverá durar três dias, no mais alto tribunal de Barcelona. Dani Alves prestará o seu depoimento, assim como a vítima e e aproximadamente outras 30 pessoas.

POOL

A alegada vítima irá testemunhar por detrás videochamada, e, na gravação do julgamento, a sua imagem e voz serão destorcidas de forma a proteger a identidade.

A violação em grupo, em 2016, de uma adolescente num festival em São Firmino fez com que as leis sobre violência sexual se tornassem mais rígidas em Espanha e desencadeou um despertar da consciência nacional sobre o tema que perdura até hoje, uma vez que as taxas de violência contra mulheres permanecem elevadas.

Dani Alves é um dos futebolistas mais bem sucedidos de sempre, tendo conquistado mais de 40 troféus pela seleção brasileira por diversos clubes, como o Barcelona. Jogou também no PSG e na Juventus. Depois de ter sido detido, foi despedido do Club Universidad Nacional, do México.