Desporto

Foi por muito pouco, mas o SC Braga dá adeus à Liga Europa

Foi um jogo de loucos no Azerbaijão. O SC Braga precisava de fazer história para avançar na Liga Europa e não esteve longe de conseguir. O jogo, que teve três golos no prolongamento, terminou com um duro golpe para a equipa portuguesa.

Rodrigo Zalazar
Rodrigo Zalazar
AZIZ KARIMOV

A missão era árdua. Entre as três equipas portuguesas na Liga Europa, o SC Braga tinha o pior dos cenários: precisava de reverter uma desvantagem de dois golos, na casa do Qarabag, para passar aos oitavos de final. Os minhotos foram ao Azerbaijão de cara nova e levaram o encontro para o prolongamento, mas acabaram eliminados.

Depois da derrota na Pedreira, por 4-2, na primeira mão, Artur Jorge montou um onze com duas mudanças importantes. Pizzi e Roger Fernandes saltaram para a equipa titular, nos lugares de Vítor Carvalho e Djaló.

Na segunda parte, os bracarenses marcaram, através de Roger, e voltaram a balançar as redes com Abel Ruíz, mas o espanhol viu o golo a ser anulado.

Mas dizem que a terceira é de vez e foi mesmo: Djaló fez um golaço para empatar a eliminatória e mandar o jogo para o prolongamento, que reservava ainda mais emoção.

Com sete minutos de prolongamento, Matheus Silva colocou o Qarabag em vantagem, mas a alegria dos anfitriões não duraria muito.

Simon Banza, que tanta falta fez ao SC Braga nos últimos tempos - esteve ao serviço da RD Congo, na CAN - deu esperança aos arsenalistas aos 115', marcando de penálti.

Os 15 minutos derradeiros pareciam levar o encontro para um caminho natural e justo de encerrar uma batalha tão frenética. Mas os penáltis foram, traiçoeiramente para os minhotos, evitados por Nariman Akhundzade, que já nos descontos marcou o quinto e último golo do jogo.

O SC Braga venceu (3-2), mas dá adeus à Liga Europa.

Os melhores momentos do jogo