A sanção imposta ao Everton por infrações às regras financeiras da Liga inglesa foi reduzida de 10 para seis pontos, na sequência do recurso apresentado pelo clube de Liverpool, anunciou esta segunda-feira a Premier League.
Um conselho independente acolheu parcialmente o recurso do Everton, no qual alinham os jogadores portugueses João Virgínia, André Gomes, Chermiti e Beto, que ascendeu ao 15.º lugar do campeonato, cinco pontos acima da zona de despromoção.
"Apesar de o clube ainda estar a analisar a decisão do conselho independente, ficamos satisfeitos por o recurso ter permitido reduzir a sanção", indicou o Everton, um dos históricos do futebol inglês, congratulando-se também com o facto de ter sido concluído que o clube não agiu de má-fé.
O Everton foi punido em novembro do ano passado por ter registado prejuízo de 142 milhões de euros no período três épocas, terminado em 2021/22, acima do valor permitido pelos regulamentos, de 120 milhões de euros.
Os 'toffees' terão de responder a uma segunda acusação de quebra das regras financeiras da Liga inglesa, no período que terminou em 2023, uma situação que afeta outros dois clubes, o Manchester City, tricampeão em título e vencedor de cinco das últimas seis edições, e o Nottingham Forest.