Desporto

Sporting explica o sucesso da camisola inspirada em Cristiano Ronaldo

O internacional português e antigo basquetebolista Michael Jordan são os únicos desportistas no mundo com a sua marca exibida em camisolas de equipas desportivas.

Sporting explica o sucesso da camisola inspirada em Cristiano Ronaldo
Jose Manuel Alvarez / Quality Sport Images

Esta temporada, a terceira camisola do equipamento do Sporting tem bastante história. Os “leões” quiseram homenagear o jogo de inauguração no novo Estádio de Alvalade e também Cristiano Ronaldo, que acabou por rumar ao Manchester United depois desse encontro.

Ora, os resultados não podiam ser os melhores. A terceira pele dos leões está a ser a um autêntico sucesso de vendas, tendo esgotado nas primeiras 12 horas no site da Nike, marca que fornece os equipamentos.

Agora, o administrador da SAD e vice-presidente do clube leonino, André Bernardo, revelou como foi pensada a ideia em torno do 'equipamento CR7', que levou a um recorde de receitas de merchandising para o emblema de Alvalade no último semestre (cerca de 9,2 milhões de euros).

“O fundamental da ligação com os adeptos continua a ser o mesmo. Queremos falar com eles também para criar valor para todos. Depois, a forma como isso se faz mudou muito, a mensagem é muito mais forte, tem maior facilidade de passagem” explicou o dirigente “verde e branco” na Business of Football Summit, organizada pelo Financial Times.

“No caso do Sporting, aquilo que fizemos este ano foi desenhar um terceiro equipamento com uma ligação entre clube, Ronaldo e a Nike, um pouco à semelhança do que aconteceu no passado com a versão Jordan. Quando olhamos para os números, às vezes uma marca individual consegue ter mais força. As pessoas já ligam mais em alguns casos a jogadores do que a marcas”, acrescentou.

André Bernardo referiu que a movimentação leonina nos meios digitais também contribuiu para este sucesso de vendas, devido às novas gerações, que passam grande parte do seu tempo na internet.

CR7 e Michael Jordan, os únicos “fornecedores”

Cristiano Ronaldo e antigo basquetebolista Michael Jordan são os únicos desportistas no mundo com a sua marca exibida em camisolas de equipas desportivas.

Enquanto que o internacional português figura na camisola do Sporting, a lenda dos Chicago Bulls tem a sua imagem nas camisolas do clube francês Paris Saint-Germain, para além que “equipar” todas as equipas da NBA.