Desporto

Opinião

Sporting "com mais qualidade coletiva" recebe Benfica "mais agarrado às individualidades"

O comentador da SIC, Pedro Fatela, crê que não existirão poupanças por parte de Rúben Amorim e Roger Schmidt na partida para a Taça de Portugal, porém sublinha que "podem existir algumas surpresas, particularmente na equipa do Benfica".

Loading...

Pedro Fatela analisa o momento de forma em que as duas equipas da 2.ª Circular chegam à primeira de duas partidas das meias-finais da Taça de Portugal e explica a importância anímica de uma vitória no dérbi. Aborda ainda o encontro em atraso do FC Porto diante do Santa Clara.

O comentador da SIC acredita que os últimos resultados das equipas – Benfica venceu o Portimonense e Sporting empatou com o Rio Ave – não influenciarão em nada a partida desta quinta-feira, até porque, para o comentador, não existe uma equipa favorita para o duelo da Taça.

"São duas equipas que chegam ao jogo) num bom momento, com uma sequência de bons resultados, excetuando aquilo que aconteceu nas meias-finais da Taça da Liga onde, quer uma quer, a outra equipa, foram eliminadas", aponta.

O comentador constata que os dois emblemas lisboetas estão a atingir os seus objetivos, embora "de forma diferente":

"Estamos a ver um Sporting, se calhar, com mais qualidade coletiva, melhor qualidade de jogo e, se calhar, um Benfica mais agarrado às individualidades".

O “impacto psicológico” da vitória

Ressalva que a partida desta quinta-feira não é decisiva – a segunda mão joga-se a 3 de abril –, mas que não deixa de ser um dérbi entre as equipas "que têm sido as mais em Portugal esta época". Por se tratar de um encontro especial, Pedro Fatela alerta que o "impacto psicológico" que a vitória pode ter na equipa vencedora não deve descurado.

Relembra que as duas equipas "estão num ciclo de jogos com grande densidade" por estarem ainda a "combater" em três frentes: Campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa.

"Naturalmente, é mais fácil recuperar a equipa, física e psicologicamente, depois de vitórias. Portanto, o impacto que uma vitória pode ter pode ser importante para o que vem a seguir", afirma.

O comentador nota que, provavelmente, até ao último encontro dos 'leões' muita gente via o Sporting como o grande favorito ao triunfo na partida da primeira mão das 'meias' da Taça de Portugal, algo que pode ter mudado com a divisão de pontos em Vila do Conde.

Em relação aos 'onzes', Pedro Fatela crê que não existirão poupanças por parte de Rúben Amorim e Roger Schmidt, porém sublinha que "podem existir algumas surpresas, particularmente na equipa do Benfica".

Como parar Gyokeres? A "grande curiosidade"

Acrescente que a "grande curiosidade" passa pela forma como os homens do Benfica vão conseguir parar Gyokeres e relembra que o possante avançado do Sporting causou problemas às 'águias' na partida do Campeonato entre as duas equipas, em novembro (vitória do Benfica por 2-1).

Pedro Fatela frisa que o técnico dos 'encarnados' "têm inovado" e tem "colocado alguns jogadores de forma surpreendente em algumas posições".

"O Benfica tem jogado sem ponta de lança fixo em alguns jogos, com Rafa adaptado, com João Mário a regressar ao meio-campo. Veremos se essa aposta vai continuar a existir ou não, e também a questão do lateral esquerdo. Será Morato, será Aursnes? Há aqui muitas situações que podem definir o jogo", indica.

O dérbi lisboeta joga-se esta quinta-feira, no Estádio José Alvalade, a partir das 20:45.

FC Porto termina o que deixou a meio nos Açores

O FC Porto também entra em campo esta quinta-feira, igualmente para a prova rainha do futebol português. Os 'dragões' voltam aos Açores, mais concretamente à Ilha de São Miguel, para completarem a partida dos quartos de final que havia sido interrompido devido á chuva intensa.

O comentador da SIC acredita que depois do desaire dos comandados de Sérgio Conceição diante do Gil Vicente (1-1), a contar para a Primeira Liga, a Taça de Portugal é "ganhou cada vez mais peso e importância para o lado do FC Porto".

Apesar de a conquista do campeonato "não ser impossível" para os 'azuis e brancos', Pedro Fatela atenta que "já entrou no campo do matematicamente possível":

"O FC Porto mesmo recebendo o Benfica, já neste fim de semana, e ainda o Sporting no Estádio do Dragão, a verdade é que já tem uma desvantagem muito grande para as duas equipas. Já não depende de si e, sendo assim, a Taça de Portugal e também a Liga dos Campeões ganham peso".